Produção de pera, maçã e azeitona com quebras significativas este ano

  • Lusa
  • 18 Novembro 2020

A produção de pera e maçã deverá cair 35% e 25% este ano, sendo que a produtividade dos olivais também recuará 30%. Castanha deverá manter-se em níveis 9% acima da média do último quinquénio.

A produção de pera e maçã deverá cair 35% e 25% este ano, respetivamente, devido a condicionalismos fisiológicos e condições meteorológicas adversas, enquanto a produtividade dos olivais recuará 30%, do tomate para a indústria 15% e do arroz 10%.

Segundo as previsões agrícolas a 31 de outubro do Instituto Nacional de Estatística (INE), “essencialmente devido à redução da produtividade dos amendoais de sequeiro do interior Norte, também se prevê a diminuição da produção de amêndoa relativamente ao ano anterior, embora deva atingir a segunda maior produção dos últimos 20 anos”.

Já no kiwi a produção deverá situar-se em redor das 32 mil toneladas, valor semelhante à campanha anterior, tal como na castanha, que deverá manter-se em níveis 9% acima da média do último quinquénio.

Quanto à vinha, numa campanha “com grande heterogeneidade regional”, o INE prevê que a produção deverá diminuir 5%, face à vindima anterior.

No que respeita às culturas anuais, a produção de tomate para a indústria deverá ser próxima de 1,2 milhões de toneladas, 15% abaixo da campanha anterior, e no arroz a produção também deverá diminuir, 10%, essencialmente devido à diminuição da área instalada.

Já no milho para grão, os resultados das colheitas já realizadas apontam para a manutenção da produção (próxima das 750 mil toneladas).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de pera, maçã e azeitona com quebras significativas este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião