Vacina da Pfizer com 95% de eficácia nos resultados finais

  • ECO
  • 18 Novembro 2020

A vacina contra a Covid-19 da Pfizer e Biontech apresenta uma eficácia de 95%, revelam os resultados finais de um estudo. As duas empresas preparam-se para pedir a aprovação dentro de dias.

A vacina experimental para a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e Biontech apresentou uma eficácia de 95% nos resultados da fase três do ensaio clínico. Com os dados a apontarem para maior segurança da vacina, as duas empresas preparam-se para pedir a aprovação junto dos reguladores dentro de dias.

De acordo com o Wall Street Journal (acesso livre/conteúdo em inglês), citando as duas companhias, havendo luz verde da parte das autoridades de saúde para o uso de emergência, a vacina poderá começar a ser distribuída até final do ano.

Os resultados foram animadores. Foram contabilizados 170 casos de infeção pelo novo coronavírus entre os 44 mil voluntários que participaram no ensaio clínico, sendo que 162 infeções ocorreram em pessoas que receberam placebo, enquanto apenas oito casos ocorreram em participantes receberam efetivamente as duas doses da vacina. Isto resulta numa taxa de eficácia de 95% da vacina BNT162b2, diz a Pfizer, num resultado que supera a eficácia de 94,5% da vacina da Moderna anunciada esta semana.

Os investigadores não encontraram efeitos secundários graves, adiantando que a vacina foi bem tolerada pelos voluntários. Apenas 3,8% dos voluntários relataram fadiga e outros 2% tiveram dores de cabeça.

No ensaio clínico, 42% dos participantes eram de diversos contextos étnicos e 41% tinham idades compreendidas entre os 56 e os 85 anos.

Segundo as duas empresas, a eficácia era “consistente” em todas as faixas etárias, não existindo também diferenças do ponto de vista da raça ou etnia. Nos adultos com mais de 65 anos, a taxa de eficácia situou-se nos 94%.

As duas companhias preveem produzir cerca de 50 milhões de doses da vacina este ano e cerca de 1,3 mil milhões até final de 2021.

De acordo com a ministra da Saúde, Marta Temido, o Governo português está a “preparar tudo para poder ter a distribuição da primeira vacina em janeiro. Será dada prioridade a “pessoas acima de uma certa idade, com morbilidades associadas, profissionais de saúde e de serviços essenciais e eventualmente profissionais de serviços sociais”, disse a ministra.

(Notícia atualizada às 12h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina da Pfizer com 95% de eficácia nos resultados finais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião