Vacina contra Covid-19 da Moderna tem quase 95% de eficácia

A vacina que a Moderna está a desenvolver contra a Covid-19 provou ter uma eficácia de 94,5%, nos testes preliminares.

Depois da Pfizer, continuam a chegar notícias animadoras de avanços nas vacinas em desenvolvimento contra o novo coronavírus. A vacina que a Moderna está a desenvolver contra a Covid-19 teve uma eficácia de quase 95%, nos testes preliminares onde participaram mais de 30 mil voluntários, dos quais 95 com casos confirmados de infeção.

Nos testes da Fase 3, entre os pacientes que desenvolveram sintomas de Covid-19, 90 receberam placebo e cinco a vacina, resultando numa eficácia de 94,5%, de acordo com o The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês). A empresa tem agora nos planos pedir ao regulador dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês), uma autorização de uso de emergência nas próximas semanas.

A vacina da Moderna não deve, no entanto, estar disponível fora dos Estados Unidos até ao próximo ano. A empresa adiantou que teria 20 milhões de doses prontas para enviar nos Estados Unidos antes do final de 2020, esperando produzir entre 500 milhões e mil milhões de doses globalmente no próximo ano.

Os testes vão continuar, sendo que a FDA deve fazer uma análise final em 151 casos de Covid-19 entre os participantes do estudo, que serão acompanhados em média ao longo de mais de dois meses.

Quando comparada com a vacina da Pfizer, terá condições mais favoráveis de armazenamento, com a Moderna a dizer que aperfeiçoou a vida útil e a estabilidade da vacina. Pode ser armazenada por seis meses a -20 graus para transporte e armazenamento de longo prazo, disse a Moderna, enquanto a da Pfizer requer temperaturas muito mais baixas para armazenar.

Já no que diz respeito ao preço, a vacina da Moderna deverá ser mais cara do que as restantes na linha da frente. A Moderna terá um custo de cerca de 38 a 45 libras (42 a 50 euros) por duas tomas, enquanto a Pfizer está a cobrar aos EUA cerca de 30 libras (33 euros) por também duas tomas. Já a AstraZeneca e a Universidade de Oxford planeiam vender a vacina por cerca de três libras a dose.

(Notícia atualizada às 13h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina contra Covid-19 da Moderna tem quase 95% de eficácia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião