Lançado concurso público para hangar no Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez

  • Lusa
  • 5 Setembro 2022

Lançado concurso público para a construção de hangar de apoio ao heliporto no Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez. Para aumentar a operacionalidade ao nível da proteção civil.

A construção de um hangar no Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez foi, esta segunda-feira, lançada a concurso público, pelo valor base de 599,573.23 euros, de acordo com o anúncio publicado em Diário da República.

Segundo a publicação, a construção do hangar para apoio ao heliporto, situado no centro de meios aéreos na freguesia de Tabaçô, no concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, tem um prazo de execução de 180 dias.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, considerou que esta obra visa aumentar a operacionalidade em termos de proteção civil.

O centro de meios aéreos de Arcos de Valdevez dispõe, em permanência, de um helicóptero de combate a incêndios florestais nos 10 concelhos do Alto Minho, sendo que já chegou a dispor de dois aparelhos durante dez anos até 2020. Quando necessário, o centro de meios aéreos pode servir outras aeronaves mobilizadas para fogos na região.

O edifício construído de raiz em terrenos cedidos pelo conselho de baldios foi inaugurado na década de 1990. Em 2012, sofreu obras de requalificação, no valor de 383.478,52 euros, apoiadas pelo Programa Operacional de Valorização do Território, para edificação de alojamento.

Segundo informação, esta segunda-feira, consultada pela Lusa, na página oficial da Câmara de Arcos de Valdevez na Internet, a intervenção permitiu “criar um piso sobrelevado de alojamento e uma zona térrea de entrada e abrigo de viaturas”.

Com uma área total de 222 mil hectares, o distrito de Viana do Castelo tem 208 freguesias, 99 das quais (8,9% do total do país) consideradas prioritárias na prevenção de fogos florestais e onde estão identificados 1.185 lugares prioritários.

As 12 corporações existentes na região têm 690 bombeiros, sendo que apenas 65 são profissionais e integram a corporação dos sapadores de Viana do Castelo. Além da capital do Alto Minho, também Caminha dispõe de duas corporações de bombeiros voluntários, uma situada na sede do concelho e a outra em Vila Praia de Âncora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lançado concurso público para hangar no Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião