Matosinhos gasta menos 50% na fatura energética das iluminações de Natal

Matosinhos vai poupar cerca de 50% na fatura da eletricidade das iluminações de Natal com redução dos horários e utilização de iluminação 100% LED, indo ao encontro das recomendações do Governo.

A Câmara Municipal de Matosinhos prevê poupar, este ano, cerca de 50% na fatura da eletricidade das iluminações de Natal em relação a 2021. “A poupança energética é uma preocupação, há já alguns anos, e temos tomado medidas no sentido de diminuir a nossa pegada energética, como por exemplo, a substituição por LED de 90% da iluminação pública“, começa por afirmar a vereadora do Turismo e das Atividades Económicas, Marta Pontes.

A autarquia reduz, assim, o consumo energético em cerca de 50% relativamente a 2021. O concelho mantém a iluminação nas principais artérias comerciais, mas optou, contudo, pelo recurso a “iluminação 100% LED de alta eficiência e de muito baixo consumo energético“. Para além disso, acrescenta a vereadora, “o número de estruturas com iluminação vai ser reduzido em 25%, em relação a 2021, e serão utilizados dispositivos eletrónicos que permitem poupança de energia”.

A poupança energética é uma preocupação, há já alguns anos, e temos tomado medidas no sentido de diminuir a nossa pegada energética, como por exemplo, a substituição por LED de 90% da iluminação pública.

Marta Pontes

Vereadora do Turismo e das Atividades Económicas da Câmara Municipal de Matosinhos

A vereadora da autarquia liderada pela socialista Luísa Salgueiro acrescenta ainda que o município apenas vai ligar as iluminações de Natal entre as 18h00 e as 24h00, entre 25 de novembro e 8 de janeiro, indo, deste modo, ao encontro das recomendações do Governo. “Este ano, a questão da redução do consumo de energia é mais premente face à conjuntura internacional e, por isso, adotámos medidas extraordinárias”, arremeta Marta Pontes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Matosinhos gasta menos 50% na fatura energética das iluminações de Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião