PRR tem 7,7 milhões para reabilitar ilhas no Porto

O autarca Rui Moreira e o ministro Pedro Nuno Santos formalizam acordo para a reabilitação das Ilhas da Lomba, no Porto, num investimento de 7,7 milhões de euros suportado por fundos do PRR.

A reabilitação de 47 casas das Ilhas da Lomba, no Porto, vai ser financiada com 7,7 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O acordo de comparticipação é formalizado esta sexta-feira pelo autarca portuense Rui Moreira e pelo ministro da Habitação e das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

A conclusão da reabilitação e entrega das habitações aos atuais moradores, que entretanto serão realojados, está prevista para 2026. A obra envolve um investimento de 7.712.488,00 euros, financiado pelo PRR, “na sequência da aprovação de uma candidatura da empresa municipal ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, adianta o município num comunicado. Este programa permitiu “a execução de candidaturas ao financiamento no âmbito do 1.º Direito com uma comparticipação de 100%”.

Segundo a autarquia liderada pelo independente Rui Moreira, a assinatura do protocolo de comparticipação, entre o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e a empresa municipal Porto Vivo, SRU, “representa o primeiro passo no sentido da reconversão das Ilhas da Lomba“, na freguesia do Bonfim, em estado de “degradação e insalubridade”.

O projeto de reabilitação tem a assinatura da equipa da arquiteta Maria Souto de Moura e as tipologias, num total de 47 habitações, deverão variar entre T1 e T3. Esta obra “constitui a primeira fase de resposta às carências habitacionais identificadas na Estratégia Local de Habitação do Município do Porto, em núcleos degradados e promovida diretamente pela Porto Vivo, SRU”, adianta o município.

A assinatura do protocolo é antecedida pela visita à ilha municipal da Bela Vista, no centro da cidade, e ainda a um edifício municipal reabilitado que se situa na mesma artéria. A Bela Vista é “uma das três ilhas municipais num universo privado de cerca de 950 ilhas” da cidade que foi reabilitada com um investimento municipal na ordem dos 1,3 milhões de euros. “Foi possível manter todos os moradores no local onde sempre viveram, com condições de habitabilidade e conforto significativamente melhores”, concluiu a autarquia da Invicta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PRR tem 7,7 milhões para reabilitar ilhas no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião