Conselho de Ministros aprova revisão de quadro de transferência de competências na Saúde
Conselho de Ministros aprova decreto-lei que revê quadro de transferência de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais na área da saúde.
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que revê o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais na área da saúde, avança o Governo em comunicado.
A decisão está “em linha com o Acordo Setorial de Compromisso assinado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses [ANMP], em julho de 2022″, após muitas rondas de negociações. E que se prolongaram durante meses entre municípios, e entre estes e a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; e a então ministra da Saúde, Marta Temido.
Do acordo de então consta que, no que diz respeito à conservação e manutenção dos centros de saúde, “o programa será desenvolvido até 2030 de acordo com cronograma a acordar com a ANMP e os municípios”. Na altura, o Governo assumiu os custos das obras de construção, recuperação/reabilitação em vários centros de saúde, com recurso a financiamento do PRR e do Portugal 2030.
O acordo prevê ainda que a Administração Central assuma “as despesas com seguros de acidentes de trabalho, medicina do trabalho e ADSE de todos os trabalhadores que são transferidos da Administração Central para as autarquias”. Os municípios também passam a participar na definição dos horários dos centros de saúde.
Referindo-se aos 201 municípios que podem assumir competências na área da saúde, Ana Abrunhosa destacou, recentemente, que há 52 que estão a exercer essas tarefas e que têm destinados 127 milhões no Fundo de Financiamento para a Descentralização (FFD) para 2023.
Ao contrário do que aconteceu com a transferência de competências da educação, que foi obrigatória a partir de 1 de abril deste ano, a área da saúde exige uma negociação de cada autarquia com o Ministério da Saúde e implica a assinatura de um auto para ocorrer essa transferência de competências entre os municípios e o Governo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Conselho de Ministros aprova revisão de quadro de transferência de competências na Saúde
{{ noCommentsLabel }}