Cinfães reabilita escolas devolutas com investimento de mais de um milhão de euros

  • ECO e Lusa
  • 2 Dezembro 2022

Câmara Municipal de Cinfães já investiu mais de um milhão de euros na recuperação de escolas em estado devoluto para as transformar em habitação social, espaço comunitário ou centros de apoio.

Ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal de Cinfães investiu “mais de um milhão de euros num trabalho que tem sido gradual” para recuperar mais de dez antigas escolas em estado devoluto e dar-lhes uma nova vida, segundo avançou o autarca local, Armando Mourisco.

“Umas têm o centro de apoio ao serviço domiciliário e centro de dia, outras transformámos em habitação social. Ainda agora adjudiquei mais três para habitação social e, há pouco tempo, inaugurámos numa freguesia envelhecida um espaço comunitário”, contabilizou o presidente da Câmara Municipal de Cinfães.

No âmbito desta estratégia municipal, a autarquia vai inaugurar, no próximo domingo, os trabalhos de recuperação no Bustelo, “uma aldeia com cerca de 150 pessoas e cuja antiga escola foi transformada num centro cívico que foi batizado de Aldeia Comunitária de Bustelo, porque também é essa a intenção”.

A Aldeia Comunitária de Bustelo teve um investimento “de cerca de 130 mil euros, financiado pelo quadro comunitário de apoio em 85%, tendo sido um grande investimento na aldeia, porque vai contribuir para o bem-estar da população”.

A centralidade não é só a das grandes cidades, também existe em municípios mais pequenos onde a sede do concelho acaba por centralizar tudo e, com estes centros comunitários combate-se essa centralidade.

Armando Mourisco

Presidente da Câmara Municipal de Cinfães

O autarca explicou que estes também “são espaços que se está a criar com os olhos postos no futuro, porque são lugares que podem ser aproveitados por aqueles cidadãos que querem sair das grandes cidades e podem ter aqui um espaço com todas as condições para trabalhar à distância”.

Segundo Armando Mourisco, “a antiga escola tem espaços direcionados para todos, para os mais velhos e mais novos. Está climatizada, tem internet e biblioteca, uma sala devidamente equipada para aprendizagem, com ecrã gigante onde é possível assistir a filmes”.

No exterior, tem “um espaço polidesportivo e uma churrasqueira, ou seja, tem o que é preciso para dar nova vida às aldeias, tornando-as cada vez mais atrativas num trabalho que é muito difícil de fazer, que é o de combater a centralidade”.

Armando Mourisco defendeu que “a centralidade não é só a das grandes cidades, também existe em municípios mais pequenos onde a sede do concelho acaba por centralizar tudo e, com estes centros comunitários combate-se essa centralidade”.

Segundo o edil, “muitas aldeias dispersas no concelho têm dessas escolas devolutas e nós temo-las reabilitado e já foram entregues a instituições, nomeadamente associações, para desenvolverem as suas atividades”.

Agora, há seis escolas que a Câmara Municipal de Cinfães quer “entregar ao setor privado para investir e ajudar a dinamizar a economia”. Armando Mourisco explica que “o objetivo é atrair o investimento privado, através de uma concessão, seja na área do turismo, da indústria ou comércio e serviços“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinfães reabilita escolas devolutas com investimento de mais de um milhão de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião