Obras em curso no Porto “afetadas” por atrasos na entrega de materiais

  • Lusa
  • 9 Dezembro 2022

Câmara do Porto diz que todas as empreitadas em curso na cidade têm sido "de algum modo afetadas" por atrasos na entrega de materiais, tais como caixilharias, vidros ou madeiras.

“Todas as empreitadas acabam por ser de algum modo afetadas, ainda que umas sejam mais do que outras, dependendo da maior ou menor quantidade de produtos a incluir ou da sua especificidade”, afirmou a Câmara do Porto, não especificando, no entanto, quais as obras que estão a sofrer impactos.

De acordo com a página da empresa municipal GO Porto, responsável pela gestão das grandes obras públicas no Porto, estão em curso 27 empreitadas, entre as quais se destacam a requalificação da Escola Alexandre Herculano, a requalificação da Escola Básica do Falcão, a beneficiação da Piscina Armando Pimentel, assim como várias requalificações de ruas, estabilização de taludes e beneficiação de pavimentos.

Segundo a autarquia, os maiores atrasos na entrega de materiais de construção verificam-se sobretudo nas empreitadas que incluem “materiais importados”, como, caixilharias, vidros, madeiras ou equipamentos mecânicos e elétricos.

Nestes casos, acrescenta o município, o mais frequente é optar-se por “materiais substitutos, cujo prazo de entrega seja mais célere”, mas não sendo possível, a solução passa por “assumir um prazo mais alargado para a execução dos trabalhos”.

A prorrogação do prazo para finalizar a empreitada “cria um efeito em cadeia“, sublinha a autarquia, lembrando que tal exige que “a mão-de-obra especializada prolongue a sua afetação aos projetos em causa e, quanto mais tempo estiver afeta a uma obra, mais tarde estarão disponíveis para outros projetos”.

Na segunda-feira, a Câmara Municipal do Porto adiantou à Lusa que a obra de requalificação da Escola Secundária Alexandre Herculano foi prorrogada até ao final do ano devido a atrasos na entrega de materiais, garantindo, no entanto, que mantém a reabertura do equipamento para abril de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Obras em curso no Porto “afetadas” por atrasos na entrega de materiais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião