Organização Mundial do Turismo elege Aldeia Histórica de Castelo Novo como uma das melhores do mundo

A aldeia histórica de Castelo Novo, no Fundão, foi distinguida como uma das 33 “Melhores Aldeias Turísticas” do mundo pela Organização Mundial do Turismo.

Portugal já tem duas aldeias históricas a figurar entre as melhores aldeias turísticas de todo o mundo com Castelo Novo a arrecadar, este ano, a distinção, juntando-se assim a Castelo Rodrigo que venceu em 2021. A distinção surge pelas mãos da Organização Mundial de Turismo, no âmbito da segunda edição da iniciativa “Best Tourism Villages by UNWTO” como impulso para a economia local e regional.

Situada em plena serra da Gardunha, a aldeia histórica de Castelo Novo foi distinguida como uma das “Melhores Aldeias Turísticas” entre 130 candidatas de 57 países. O anúncio oficial ocorreu esta terça-feira, estando agendada a cerimónia oficial da entrega da distinção para os dias 27 e 28 de fevereiro de 2023, na Arábia Saudita.

Este reconhecimento surge na sequência de candidaturas desenvolvidas pela entidade Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico.

“A segunda edição da iniciativa Best Tourism Villages by UNWTO distinguiu aldeias, por todo o mundo, genuinamente comprometidas com a promoção e a preservação do seu legado cultural e histórico, e promotoras de turismo sustentável”, lê-se no comunicado das Aldeias Históricas de Portugal enviado às redações.

Projetos como “Mobilidade Urbana Sustentável” – desenvolvido em parceria com a Renault Portugal –, a implementação da rede de fibra ótica com a Altice e uma série de medidas no campo da acessibilidade foram decisivos para a atribuição da distinção “Melhores Aldeias Turísticas” a Castelo Novo.

“Esta é mais uma distinção que confirma o mérito do trabalho desenvolvido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico e pelos diversos agentes no território“, afirma o presidente das Aldeias Históricas de Portugal, Carlos Ascensão.

“Apesar das inúmeras candidaturas a nível mundial, a Organização Mundial de Turismo reconhece as boas práticas de sustentabilidade que têm sido implementadas na Aldeia Histórica de Castelo Novo e em toda a rede”, sustenta Carlos Ascensão.

Para o responsável, trata-se de “afirmar a estratégia da associação em tornar este território genuinamente sustentável e inovador, assente no conceito de crescimento verde, inclusivo e inteligente, com capacidade para potenciar o desenvolvimento local integrado, diferenciando-se no âmbito dos territórios de baixa densidade”.

O presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, considera, por seu lado, que “esta excelente notícia representa o reconhecimento de muitos anos de valorização dos recursos fundadores da rede Aldeias Históricas de Portugal, uma das mais relevantes da região e do país”.

Entre os trunfos desta aldeia estão, destaca Paulo Fernandes, “o património arquitetónico e natural da Serra da Gardunha a par do seu património cultural ligado à agricultura, cruzado com o turismo de experiências, a mobilidade e a acessibilidade”.

Para o autarca, este reconhecimento serve de trampolim para impulsionar ainda mais a economia local, atraindo turistas e “uma nova geração de investimento privado na Aldeia Histórica de Castelo Novo”.

Entre as 12 aldeias de históricas da associação constam Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Organização Mundial do Turismo elege Aldeia Histórica de Castelo Novo como uma das melhores do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião