STCP compra 48 autocarros elétricos feitos na China por 19,2 milhões

Primeira unidade será entregue em setembro e prazo de entrega decorre até ao final de novembro de 2023. Metade dos autocarros vai substituir frota em fim de vida.

A STCP vai comprar 48 autocarros elétricos fabricados na China. A transportadora rodoviária do Porto e de outros cinco municípios adjudicou um contrato de 19,26 milhões de euros com a empresa Energia Fundamental, que representa a Zhongtong Bus. A primeira das 48 novas unidades chega em setembro de 2023 e as restantes entregas, faseadas, ficarão concluídas até novembro deste ano.

Dos 48 novos autocarros – todos com 12 metros de comprimento e cerca de 370 quilómetros de autonomia -, metade vai substituir frota em fim de vida; as restantes unidades vão reforçar o parque de material da transportadora, segundo o comunicado divulgado nesta terça-feira.

Além dos novos autocarros, o contrato inclui a instalação de uma nova estação de carregamento na estação de recolha da STCP da Via norte, que deverá ocorrer em “finais de agosto”.

O contrato com a fabricante chinesa foi assinado por um valor inferior aos cerca de 20 milhões de euros inicialmente previstos no concurso público lançado no final de setembro e cujo prazo para aceitação de propostas chegou a ser prorrogado. Cerca de metade do montante da encomenda (8,443 milhões de euros) destes autocarros é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

STCP compra 48 autocarros elétricos feitos na China por 19,2 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião