STCP quer comprar 171 autocarros elétricos nos próximos cinco anos

  • Lusa
  • 28 Novembro 2022

Em 2023 e 2024 prevê-se também a aquisição de duas subestações elétricas para carregamento de autocarros, num investimento total de quatro milhões de euros.

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) pretende adquirir 171 autocarros elétricos nos próximos cinco anos, correspondendo a dois quintos da atual frota, segundo um relatório da empresa anexo ao orçamento municipal do Porto.

Segundo o documento anexo ao orçamento aprovado na reunião de Câmara de 21 de novembro, a que a Lusa teve acesso, até 2027 a empresa liderada por Cristina Pimentel aponta para a aquisição de 171 veículos elétricos, tanto para substituição como adição à atual frota de 420 unidades, 80% da qual movida a gás natural.

Para 2023 está prevista a prossecução do concurso público de cerca de 20 milhões de euros lançado este ano, correspondente a 48 veículos elétricos, dos quais 24 para expansão da frota e 24 para substituição de veículos a gasóleo.

Em 2024, segundo o mesmo documento, está prevista a aquisição de “20 autocarros standard elétricos”, num investimento de 8,4 milhões de euros para substituir 20 veículos a gás natural, e “oito autocarros midi [maiores que um mini-autocarro mas menores que um standard] elétricos”, um investimento de 2,9 milhões de euros para substituir oito mini-autocarros a gasóleo.

Para 2025, a STCP prevê a aquisição de 40 autocarros elétricos, dos quais 20 standard (por 8,4 milhões de euros, para substituir igual número a gás natural) e 20 articulados (por 14,4 milhões de euros, para substituir 10 standard e 10 articulados, todos a gás natural).

Já em 2026, a transportadora quer adquirir 40 autocarros elétricos articulados, estimando um investimento de 28,8 milhões de euros para substituir 20 articulados a gás natural e 20 a gasóleo, bem como 15 baterias (2,6 milhões de euros).

Finalmente, em 2027 está prevista a aquisição de 15 autocarros elétricos de dois pisos, no montante de 11,6 milhões de euros, para substituição de 15 autocarros da mesma tipologia, mas a gasóleo. A mais curto prazo, no próximo ano e em 2024, está prevista a reconstrução do carro elétrico 285, para operação em serviço público, com um custo estimado de 210 mil euros.

Em 2023 e 2024 prevê-se também a aquisição de duas subestações elétricas para carregamento de autocarros, num investimento total de quatro milhões de euros. A STCP está também a proceder a um investimento de 6,5 milhões de euros na renovação das estações de recolha de Francos e Via Norte, nomeadamente no que concerne a remoção de amianto, melhoria de segurança e das condições de trabalho.

Devido ao aumento dos custos dos materiais, a empreitada na estação de recolha da Via Norte teve um aumento de 220 mil euros, e relativamente ao concurso para a empreitada em Francos, o caderno de encargos prevê um aumento de cerca de 700 mil euros, “de forma a que o concurso não fique deserto”.

“Em 2022 o valor da empreitada foi revisto em alta em cerca de mais 892 mil euros, mais 20%”, pode ler-se no documento, que aponta o final de 2023 para o fim da empreitada em Francos, estando também previstos 500 mil euros suplementares para aquela estação de recolha em 2024, um montante não incluído no projeto atual.

O capital e participações sociais da STCP foram transferidos, em 2021, do Estado para os municípios do Porto (53,69%), Vila Nova de Gaia (12,04%), Matosinhos (11,98%), Maia (9,61%), Gondomar (7,28%) e Valongo (5,4%).

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