Associação de Leiria leva 63 empresas à Feira Ambiente de Frankfurt

  • ECO e Lusa
  • 25 Janeiro 2023

Associação Empresarial da Região de Leiria leva 63 empresas, o maior número de sempre, à Feira Ambiente, na Alemanha, para mostrar os novos produtos portugueses e potenciar a economia nacional.

Numa parceria com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), sob a insígnia Made in Portugal Naturally, a Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei) leva, em fevereiro, 63 empresas à Feira Ambiente, em Frankfurt, na Alemanha. A associação avança que este é o maior número de sempre de empresas que reúne para este certame no sentido de potenciar e divulgar os produtos nacionais junto do mercado internacional.

“Além de ser a edição em que vamos apoiar o maior número de empresas portuguesas, através do nosso projeto conjunto, cofinanciado pelo Compete 2020, é também o ano em que o espaço de exposição total das empresas, por nós apoiadas, é maior”, afirmou a Nerlei num comunicado. “É o espelho de como a fileira Casa se tem apresentado nos últimos anos como um dos setores exportadores mais ativos da economia portuguesa”, sublinhou.

A Nerlei, que “organiza e apoia, há 21 anos, a presença individual de empresas na Feira Ambiente”, referiu ainda que, quando iniciou esta ação de internacionalização, levou três empresas e agora já vão em 63.

O mercado interno é muito pequeno e estas empresas, para serem competitivas e crescerem, têm de olhar para o mundo como o seu mercado natural.

Associação Empresarial da Região de Leiria

Após um interregno de dois anos, devido à pandemia da Covid-19, o certame regressa de 3 a 7 de fevereiro. “As empresas veem nesta edição de 2023 uma excelente oportunidade para voltarem a rever os seus clientes, apresentarem aos visitantes os seus produtos inovadores, ficarem a par das novidades mundiais da fileira Casa e alargarem a carteira de clientes”, adiantou a Nerlei.

Segundo a associação, “os setores mais representados são a cerâmica decorativa e utilitária, plásticos utilitários, vidro decorativo e utilitário, cutelarias profissionais que são maioritariamente de Leiria. Também participam no evento empresas das áreas dos têxteis para a casa e louça metálica assim como cutelarias de mesa, grande parte delas do norte do país.

Para a associação, a presença nacional na feira — no total de 95 empresas — significa que “o mercado externo tem cada vez mais importância”. Aliás, prosseguiu, “o mercado interno é muito pequeno e estas empresas, para serem competitivas e crescerem, têm de olhar para o mundo como o seu mercado natural“.

Na Feira Ambiente marcam presença “expositores e visitantes de todo o mundo“; logo, é “um local privilegiado para as empresas da fileira Casa mostrarem a sua oferta e conseguirem novos negócios”.

No espaço, com 140 metros quadrados, “todas as 95 empresas portuguesas presentes na feira poderão ter a oportunidade de expor os seus produtos“, uma “montra para as novidades dos diversos segmentos de bens de consumo”.

De acordo com a Nerlei, são cerca de 7.500 as empresas no país que integram a fileira Casa, empregando “diretamente mais de 61.000 pessoas“. O setor “registou, entre janeiro e novembro de 2022, um volume de exportações superior a 2,5 mil milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 5,3% em comparação com o período homólogo. As exportações da fileira representam 3,5% do total da economia nacional”.

A Associação Empresarial da Região de Leiria, fundada em 1985, tem cerca de mil associados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação de Leiria leva 63 empresas à Feira Ambiente de Frankfurt

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião