Grupo Manuel Champalimaud compra francesa com fábricas em Leiria e Vendas Novas

Antiga Gesmin, que já é dona da leiriense GLN, compra unidade da Novares especializada em plásticos para a indústria automóvel, que emprega 600 pessoas e fatura 50 milhões de euros em Portugal.

O Grupo Manuel Champalimaud (GMC) anunciou esta sexta-feira ter chegado a acordo com a francesa Novares para a compra da sua unidade de plásticos decorativos para o interior de veículos automóveis, que conta com duas fábricas em Leiria e Vendas Novas, emprega mais de 600 trabalhadores e fatura cerca de 50 milhões de euros.

Com a aquisição deste negócio de plásticos decorativos e peças de interface (infotainment, instrument clusters e climate controls), o grupo português reforça a posição no mercado de componentes de plástico para a indústria automóvel, onde já opera através da GLN (fábricas em Leiria e no México), “em termos de capacidade tecnológica, inovação e capacidade produtiva”.

Manuel Champalimaud, presidente do conselho de administração da antiga Gestmin, sublinha, em comunicado, que a operação da Novares European Bezels & Clusters acrescenta “capacidade competitiva no setor da injeção de plásticos”, posicionando-se como “um grupo inovador, com tecnologia de ponta, focalizada na satisfação das necessidades dos mercados europeu e norte-americano”.

Sediada em Lisboa e criada em 2004, além da indústria de moldes e de plásticos – e de ter uma participação “relevante” no capital do grupo CTT –, esta holding familiar de capitais 100% portugueses, que mudou de designação há três anos para adotar o nome do fundador, opera em vários outros setores de atividade, como a energia, logística alimentar; turismo e imobiliário.

A Novares foi assessorada neste negócio pela Sabadell Corporate & Investment Banking e pela Garrigues. Já o Grupo Manuel Champalimaud foi assessorado pela Miranda & Associados, International Legal Advice. A operação ainda está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Manuel Champalimaud compra francesa com fábricas em Leiria e Vendas Novas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião