UE limita preço do barril de petróleo russo a 60 dólares

  • Joana Abrantes Gomes
  • 2 Dezembro 2022

Os países da União Europeia, com a Polónia a bordo, concordaram em limitar o preço máximo do petróleo russo em 60 dólares por barril.

Com o “sim” da Polónia, os Estados-membros da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira em fixar o preço do petróleo russo nos 60 dólares por barril, avançou o The New York Times, citando o embaixador polaco em Bruxelas, Andrzej Sados, entre outros diplomatas que falaram sob anonimato.

A medida prevê um mecanismo de ajuste para mantê-lo 5% abaixo do preço de mercado, medido com base nos números da Agência Internacional de Energia (AIE). A presidente da Comissão Europeia confirma, numa comunicação oficial partilhada no Twitter, que o bloco e os parceiros do G7 concordaram na fixação de um teto, sem fazer referência ao preço em causa.

Ursula von der Leyen considera que este acordo “vai reduzir as receitas russas significativamente”, assim como ajudar “a estabilizar os preços da energia”.

A imposição de um limite máximo às compras de petróleo proveniente de Moscovo foi acertada pelos líderes do G7 — grupo de países que engloba EUA, Canadá, Alemanha, França, Itália, Japão e Reino Unido — no início de setembro, e visa limitar as receitas da Rússia, evitando ao mesmo tempo um choque petrolífero global. Espera-se que o G7 faça o anúncio oficial até domingo.

As negociações para chegar a um acordo levaram mais de uma semana. Na quinta-feira, a agência Reuters dava conta de que os Estados-membros aguardavam apenas “luz verde” da Polónia, depois de a Lituânia e a Estónia, que inicialmente apoiavam Varsóvia na pressão para que o limite fosse o mais baixo possível, terem concordado com a proposta.

Este acordo surge dias antes da entrada em vigor do embargo da UE às importações de petróleo russo, na próxima segunda-feira, 5 de dezembro. Neste momento, a cotação do barril de Brent, que serve de referência às importações nacionais, recua 0,15%, para 86,76 dólares.

Na semana passada, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, avisou que a Rússia não planeia “fornecer petróleo e gás aos países que estabelecerem e aderirem ao limite”, embora tenha dito que ainda é necessário “analisar tudo” – leia-se, o acordo final do G7 – antes de formular uma posição final sobre esta matéria.

(Notícia atualizada às 17h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE limita preço do barril de petróleo russo a 60 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião