Mais de 34 mil postos de trabalho “criados ou mantidos” com Programa de Valorização do Interior

O Programa de Valorização do Interior já permitiu manter e criar mais de 34 mil postos de trabalho com um investimento superior a 6,6 mil milhões de euros, avança a ministra Ana Abrunhosa.

A ministra de Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, fez esta quinta-feira um ponto de situação do Programa de Valorização do Interior que já permitiu manter e criar mais de 34 mil postos de trabalho com um investimento superior a 6,6 mil milhões de euros. Assim como fez um balanço do programa de revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela, referindo que “mais de 70 % das medidas [anunciadas pelo Governo] já estão implementadas”.

“Com o programa de valorização do interior foi já aprovado o investimento para territórios do interior que ultrapassa os 6,6 mil milhões de euros. Este investimento corresponde a mais de 34 mil postos de trabalho que foram mantidos ou criados“, avançou, em jeito de balanço da medida, a ministra da Coesão Territorial durante uma conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, em Castelo Branco.

O Programa de Valorização do Interior, que substituiu o Programa Nacional para a Coesão Territorial, “destina-se a abrir uma nova etapa no desenvolvimento dos territórios do interior, contrariando a tendência de desertificação das últimas décadas”, lê-se no site da República Portuguesa.

Com o programa de valorização do interior foi já aprovado o investimento para territórios do interior que ultrapassa os 6,6 mil milhões de euros.

Ana Abrunhosa

Ministra da Coesão Territorial

A ministra Ana Abrunhosa adiantou ainda que já 2.800 pessoas se fixaram no interior do país, no âmbito das medidas do Governo “Trabalhar no Interior” e “Regressar”, com o distrito de Castelo Branco a surgir à cabeça com cerca de 300 pessoas que se mudaram do litoral para o interior, no âmbito da primeira medida. Neste caso, as pessoas podem receber até 4.800 euros enquanto os portugueses que residem no estrangeiro e queiram regressarem para o interior, no âmbito do programa “Regressar”, podem receber até 7.600 euros.

A governante também anunciou que o distrito de Castelo Branco ocupa o segundo lugar no que concerne ao programa “Regressar, tendo potenciado a vinda de 200 pessoas”.

Por fim, Ana Abrunhosa fez um ponto de situação do programa de revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela, já anteriormente aprovado por resolução de Conselho de Ministros. “Chegámos à conclusão de que mais de 70% das medidas estão implementadas. O Ministério da Coesão Territorial tem aqui um papel coordenador, porque são os diferentes ministérios que implementam as medidas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 34 mil postos de trabalho “criados ou mantidos” com Programa de Valorização do Interior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião