Governo lança nova linha de apoios na área dos gases renováveis de 83 milhões

  • Lusa
  • 15 Fevereiro 2023

Primeiro Programa de Apoio à Produção de Hidrogénio Renovável e outros Gases Renováveis, que teve mais de 40 candidaturas e 25 projetos apoiados num total de 102 milhões de euros.

O ministro do Ambiente anunciou esta quarta-feira que o Governo vai lançar este mês um segundo programa para apoiar projetos na área dos gases renováveis, com uma dotação de 83 milhões de euros no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Duarte Cordeiro fez este anúncio na cerimónia de assinatura de contratos no âmbito do primeiro Programa de Apoio à Produção de Hidrogénio Renovável e outros Gases Renováveis, que teve mais de 40 candidaturas e 25 projetos apoiados num total de 102 milhões de euros.

Queremos este mês lançar um segundo aviso, um segundo programa para gases renováveis com uma dotação de 83 milhões de euros e com isto executar a 100% esta linha do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este aviso terá como foco a produção de biometano, os projetos que foram excluídos do primeiro aviso podem agora candidatar-se”, detalhou o ministro do Ambiente e da Ação Climática, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.

Na intervenção inicial, o ministro do Ambiente defendeu a compatibilidade entre os objetivos do Governo quanto à neutralidade carbónica e o crescimento económico. “Podemos de uma vez por todas afastar a ideia de que o ambiente é inimigo do crescimento. Quando associamos aqui um objetivo de lançar projetos muito concretos de hidrogénio verde, temos um caminho muito claro para a descarbonização”, salientou.

O ministro defendeu que esta aposta na produção de hidrogénio verde e biometano em larga escala será uma estratégia “com um impacto muito significativo na economia e na sociedade”, com criação de emprego. “É uma revolução industrial para a qual o país não está atrasado, hoje a transição energética é o motor para o crescimento económico”, reforçou.

O ministro defendeu que o potencial de Portugal na produção de hidrogénio verde “a preços competitivos conjuga-se bem com a necessidade de importação de elevados volumes do norte da Europa”. “Esta é também a energia da democracia e da liberdade, que permite maior independência e autonomia, permite proteção de oscilações bruscas de mercado e também a mais barata”, afirmou.

A cerimónia de assinatura e apresentação dos 25 projetos já apoiados decorreu na Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, do Museu da Água, em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo lança nova linha de apoios na área dos gases renováveis de 83 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião