Vila Nova de Paiva requalifica edifício afeto à GNR com cerca de 600 mil euros

  • Lusa
  • 23 Fevereiro 2023

Edifício municipal afeto à GNR de Vila Nova de Paiva vai ser requalificado num investimento na ordem dos 600 mil euros. Saiu em DR a portaria que autoriza MAI a assumir os encargos orçamentais.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques, avançou esta quinta-feira que o edifício municipal afeto à GNR será requalificado, com obras avaliadas em cerca de 600 mil euros, e que os militares deverão regressar daqui a dois anos.

“O edifício onde a GNR, sempre esteve instalada, está muito degradado e a precisar de muitas obras. O meu antecessor já tinha retirado os militares para um espaço provisório, tendo em conta a falta de condições do quartel”, afirmou Paulo Marques.

À agência Lusa o autarca de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu, esclareceu ainda que o edifício em causa é propriedade do município e o projeto de requalificação “já está a ser trabalhado há algum tempo”. Ocorreram alguns contratempos.

“O projeto esteve com algumas dificuldades para aprovação da arquitetura, entre o Ministério [da Administração Interna] e os nossos serviços, mas conseguimos fechar essa questão, no ano passado, e atualizámos os valores da requalificação”, adiantou.

O projeto esteve com algumas dificuldades para aprovação da arquitetura, entre o Ministério [da Administração Interna] e os nossos serviços, mas conseguimos fechar essa questão, no ano passado, e atualizámos os valores da requalificação.

Paulo Marques

Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva

Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI), foram publicadas, em Diário da República, portarias que autorizaram a secretaria-geral do MAI a assumir os encargos orçamentais relativos à construção e reabilitação de várias infraestruturas da PSP e GNR.

Assim, especificou o comunicado, estas portarias, entre outras, permitirão a reabilitação de dois postos territoriais da GNR, um em Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro) e outro em Vila Nova de Paiva (Viseu).

“Para a concretização destes investimentos, num valor global superior a 8,5 milhões de euros, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna assinará, muito em breve, contratos interadministrativos com os municípios para a promoção das empreitadas”, de acordo com o mesmo documento.

Neste sentido, Paulo Marques afirmou que espera a assinatura do contrato com o MAI para avançar para o concurso e, depois, seguir para a obra. O autarca estima que “em dois anos os militares possam regressar ao quartel onde sempre estiveram”.

Segundo o edil, esta “é uma empreitada de 590.518 euros, mais IVA, que vai requalificar quase na totalidade o edifício” de onde os militares da GNR “saíram há mais de dois anos, já por falta de condições e que, com o tempo, tem-se deteriorado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vila Nova de Paiva requalifica edifício afeto à GNR com cerca de 600 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião