Lightsource bp investe cerca de 200 milhões de euros em central solar em Vila Nova de Paiva

"O projeto, que prevê funcionamento da central nos próximos 35 anos”, trará efeitos “positivos para o ambiente e, também, para a criação de emprego na região”, afirma a multinacional.

O concelho de Vila Nova de Paiva vai acolher a Central Solar Paiva, da Lightsource bp, um investimento de 200 milhões de euros, que recebeu esta sexta-feira parecer positivo na Declaração de Impacte Ambiental.

A “Lightsource bp recebeu a Decisão de Impacte Ambiental positiva relativa à instalação da Central Solar do Paiva, o primeiro projeto da empresa em Portugal, num investimento global na ordem dos 200 milhões de euros”, anuncia a multinacional num comunicado.

Segundo a nota, enviada à agência Lusa, a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) concluiu que “o projeto, que prevê funcionamento da central nos próximos 35 anos”, trará efeitos “positivos para o ambiente e, também, para a criação de emprego na região”.

“Este projeto de larga escala, que a Lightsource bp se encontra a desenvolver em Portugal, em articulação com os municípios e as comunidades locais, ascende a uma potência total superior a 260 MW, que vai permitir gerar energia suficiente para mais de 100.000 lares por ano”, refere o documento.

De acordo com a DIA, esclarece a nota de imprensa, “o projeto contribui para a diversificação das fontes energéticas do país e para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado português no que diz respeito à produção de energia”.

Energia essa, acrescenta, feita “a partir de fontes renováveis e à redução da emissão de gases com efeito de estufa (GEE), evitando a emissão de 157.575 toneladas de CO2 por ano”.

O responsável pela empresa em Portugal, Miguel Lobo, afirma, citado na nota de imprensa, que “a energia solar é a aposta segura para acelerar a descarbonização, promover o uso dos recursos endógenos e a diversificação de fontes de energia”.

“E um planeta mais sustentável para as gerações futuras, com um relevante contributo do nosso país. Para tal, esse caminho tem de ser feito já, e não podíamos estar mais felizes por fazer parte do processo”, assegura Miguel Lobo.

O investimento, segundo o documento, “inclui também, a criação de emprego, a aquisição de serviços locais, melhorias nas infraestruturas, preservação da biodiversidade, promoção do património cultural e iniciativas comunitárias”.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques, disse à agência lusa que recebeu esta notícia “com naturalidade, porque trata-se de projetos sustentáveis, bem feitos, que vão valorizar o território”.

“É mais um passo rumo ao desenvolvimento e uma maneira de mostrar a todos que, de facto, conseguimos e podemos investir aqui. Temos esta central para Vila Nova de Paiva e Queiriga, e temos outras para investirem noutras freguesias do concelho”, afirmou.

Paulo Marques disse ainda que Vila Nova de Paiva “é a capital ecológica” e lembrou uma expressão que usa, ao defender que o concelho tem “uma pegada carbónica que é menor que zero”.

Para o projeto avançar, “só falta a licença camarária, mas também não haverá dificuldades para a obter”, acredita o autarca.

“Nós apostamos muito nas energias renováveis e esperamos, em dois, três anos ter aqui várias centrais solares. Todo um investimento direto e indireto no concelho com a presença de trabalhadores e a criação de emprego”, sublinhou.

Presente em 18 países, “a Lightsource bp é líder mundial no desenvolvimento e gestão de projetos de energia solar”, de acordo com a sua página na Internet.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lightsource bp investe cerca de 200 milhões de euros em central solar em Vila Nova de Paiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião