Matosinhos investe 1,1 milhões na requalificação de bairro

MatosinhosHabit e Câmara Municipal investem 1,1 milhões de euros na requalificação urbana de bairro dos anos 50.

Com um investimento de 1,1 milhões de euros, a MatosinhosHabit e a Câmara Municipal de Matosinhos terminaram a requalificação do Bairro dos Pescadores, no centro da cidade, de olhos postos na regeneração urbana e na mobilidade sustentável.

Com a assinatura do arquiteto e urbanista Carlos Coelho, o projeto contempla um total de 11.200 metros quadrados de área intervencionada, como é o caso da reabilitação de passeios e pavimento, do acesso às habitações e do estacionamento e de espaços verdes. Assim como a instalação de drenagem e rede de águas pluviais, rede de rega, elementos de iluminação, equipamentos desportivos e mobiliário de exterior.

No âmbito deste projeto, a autarquia levou a cabo “uma intervenção-piloto no edifício de habitação coletiva Bloco J, com vista ao aumento da privacidade e conforto dos moradores, assim como à implementação de medidas de eficiência energética com recurso a materiais para isolamento térmico e acústico.

“Este projeto nasceu em 2018, quando a MatosinhosHabit apresentou uma proposta de revitalização urbana do Bairro dos Pescadores a um programa da União Europeia, para obtenção de fundos comunitários para a sua requalificação”, começou por lembrar a presidente do Concelho de Administração da MatosinhosHabit, Manuela Álvares.

A candidatura aos fundos comunitários não foi aprovada, mas a realização da empreitada foi imediatamente assumida como prioritária pela autarquia, estando agora concluída”, completou a presidente do Concelho de Administração da MatosinhosHabit.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Matosinhos investe 1,1 milhões na requalificação de bairro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião