Câmara de Braga investe cinco milhões de euros na requalificação de bairro social

Câmara de Braga investe cinco milhões de euros na requalificação de 146 habitações do bairro social das Andorinhas para melhorar condições, numa altura em que crescem os pedidos de casa.

A Câmara Municipal de Braga está a investir cinco milhões de euros na requalificação de 146 fogos municipais e privados do Bairro das Andorinhas, na cidade, que deverá estar concluída no final deste ano. Esta ação é “o início de um processo revolucionário pela dignidade da habitação“, destacou o vereador do pelouro da Habitação, João Rodrigues, numa altura em que este é um tema quente no país e há cada vez mais pedidos de casa às autarquias.

Esta empreitada decorre em vários edifícios do Bairro das Andorinhas, no âmbito do Programa 1.º Direito e da Estratégia Local de Habitação de Braga. A Bragahabit tem 12 candidaturas aprovadas para a reabilitação integral de 146 fogos do parque habitacional, tendo assinado contratos de comparticipação financeira com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) que totalizam um investimento global de 5.706.201,34 de euros.

Estas intervenções são realizadas tanto no parque municipal de habitação, como em fogos privados. “Para além das obras nas habitações que são propriedade municipal, nos próximos dias serão também submetidas, com o apoio da BragaHabit e do município, as candidaturas dos proprietários privados ao 1.º Direito, enquanto beneficiários diretos”, frisou, por sua vez, Carlos Videira, da administração desta empresa municipal,

“São obras totais, de interior e exterior dos apartamentos e dos respetivos prédios, que vão garantir casas mais confortáveis e eficientes para que mais bracarenses possam viver de forma condigna”, descreveu João Rodrigues, também presidente do Conselho de Administração da Bragahabit, à margem de uma visita à empreitada neste bairro.

Carlos Videira acrescenta, por sua vez, que “estas intervenções, há muito esperadas pelos moradores, são essenciais para melhorar a qualidade de vida da população e fazer deste bairro um lugar ainda melhor para se viver”.

Segundo a autarquia bracarense, “o 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada”.

Além de Carlos Videira, João Rodrigues fez-se acompanhar, durante a visita aos trabalhos de requalificação dos fogos, pela administradora da Bragahabit, Goreti Machado, e pelo presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, Daniel Pinto.

Estão ainda em fase de contratação os procedimentos relativos aos blocos 1, 2, 3 e 4, 15, 16, 17, 18 e 19 do mesmo bairro assim como o procedimento relacionado com a Praceta Padre Sena de Freitas (blocos 20 e 26), avança a autarquia em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Braga investe cinco milhões de euros na requalificação de bairro social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião