Há mais de 26 mil famílias à espera de habitação social nas regiões de Lisboa e Porto

  • ECO
  • 24 Março 2023

Os pedidos de casas às autarquias na zona da Grande Lisboa e no Grande Porto estão a aumentar, mas só há vagas para satisfazer 2,5% das candidaturas.

Atualmente, há 26.312 agregados familiares à espera de vagas para habitação social em 31 autarquias das duas áreas metropolitanas do país, das quais quase 19 mil na região de Lisboa e cerca de 7.400 no Grande Porto, revela o Expresso (acesso pago). A maioria dos pedidos (15.884, o equivalente a 60%) deu entrada ou foi renovada em 2022, sobretudo devido a rendas inflacionadas e despejos.

Seria preciso aumentar em mais de um terço o número de imóveis municipais na Área Metropolitana de Lisboa e na Área Metropolitana do Porto — são mais de 73 mil — para dar a todos um tecto. Mas a capacidade de resposta atual está muito longe dessa realidade: para entrega imediata, existiam no final de 2022 apenas 658 casas (471 na Grande Lisboa e 187 no Grande Porto), o que permite satisfazer 2,5% dos pedidos em lista de espera.

Há ainda mais 2.509 habitações municipais desocupadas que estão identificadas pelos municípios, mas necessitam de obras para acolher novos inquilinos. No ano passado, só 913 famílias (o que representa 3,4% das candidaturas) receberam uma chave da câmara. A este ritmo seriam precisos 29 anos para acabar com a espera, e no pressuposto de que não haveria novas inscrições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais de 26 mil famílias à espera de habitação social nas regiões de Lisboa e Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião