Estado quer investimento de 1,4 mil milhões em habitação social

  • ECO
  • 23 Outubro 2017

O Estado propõe-se a financiar em 50% um programa que quer dar resposta a cerca de 30 mil famílias carenciadas.

O Governo detetou uma “grave carência habitacional” que afeta cerca de 30 mil famílias. Neste sentido, propõe-se a financiar até metade dos 1,4 mil milhões de euros necessários a suprir as atuais carências em habitação social. O programa que deverá estender-se durante uma década conta com as autarquias e IPSS para investir os restantes 50%.

Estas medidas inserem-se no programa de apoio ao direito à habitação e constam de um documento já aprovado em Conselho de Ministros, chamado “Uma Nova Geração de Políticas de Habitação”, avança o Jornal de Notícias. O Estado está disposto a desembolsar até 750 milhões de euros nos próximos dez anos. No primeiro ano do programa, isto é 2018, o investimento previsto é de 11 milhões de euros, a cargo do Ministério do Ambiente.

As Câmaras Municipais e as IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) serão responsáveis pela execução do programa. Contudo, as diretivas do Governo pedem que se dê prioridade à reabilitação de imóveis que sejam propriedade das Câmaras Municipais e das IPSS e àqueles que se tenham uma localização mais central.

O Plano Especial de Realojamento, que já está em suspenso desde 2009 por falta de verbas, vai ser definitivamente interrompido a não ser que seja “comprovada a insuficiência de oferta de habitação no concelho”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado quer investimento de 1,4 mil milhões em habitação social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião