Universidade do Minho cria centro de investigação para a mobilidade

  • Local Online
  • 29 Março 2023

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho cria centro de investigação para a mobilidade, associando competências de sete centros desta área.

A Universidade do Minho está a lançar um centro de investigação para a mobilidade. A plataforma Tmob-Hub é apresentada esta quinta-feira, no campus de Azurém, em Guimarães, e reúne as competências de sete centros dedicados a esta área.

A plataforma vai abranger os principais modos de transporte: ferrovia, metropolitano, marítimo, fluvial e aeroportuário. E pretende cooperar com os principais intervenientes na área e ainda ligar-se a entidades internacionais. O projeto envolve perto de uma centena de investigadores da área da mobilidade.

Os principais tópicos a tratar são a sustentabilidade nos transportes e sistemas de mobilidade, gestão e manutenção inteligente de infraestruturas. Além de plataformas digitais e sistema de segurança de infraestruturas, comunicações inteligentes e cibersegurança em sistemas de transportes.

Entre os centros de investigação da Universidade do Minho envolvidos no projeto estão o Algoritmi, o Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC), e o Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC). Assim como o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), o Centro de Sistemas Microeletromecânicos (CMEMS), o Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos (MEtRICs) e o Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T).

“Esta plataforma é transversal a tantos domínios e pode ser decisiva no futuro, porque o mundo está cada vez mais interligado e porque importa responder ativamente a desafios urgentes, como as smart cities [cidades inteligentes], a transição energética, a gestão das infraestruturas e os materiais inteligentes”, refere o coordenador do centro para a mobilidade, José Campos e Matos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade do Minho cria centro de investigação para a mobilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião