Obras da linha circular do Metro de Lisboa suspendem ligação entre Campo Grande e Cidade Universitária
Moradores de Telheiras vão ficar mais de dois meses e meio sem acesso ao Metro de Lisboa durante vários períodos. Operação será reforçada com autocarros da Carris e outras transportadoras.
A construção dos novos viadutos na zona do Campo Grande vai suspender a circulação do Metro de Lisboa, na linha amarela, entre as estações do Campo Grande e da Cidade Universitária, e também afetar a linha verde. As limitações vão ocorrer entre 15 de abril e 7 de julho, durante várias fases. Os moradores em Telheiras serão os principais afetados pela empreitada relativa à linha circular, refere o Público.
A ligação entre as estações do Campo Grande e da Cidade Universitária será suspensa entre 2 de maio e 7 de julho, deixando a linha amarela do Metro de Lisboa a funcionar em dois troços independentes: Rato-Cidade Universitária e Campo Grande-Odivelas – este último terá apenas comboios com três carruagens. A estação de Telheiras estará encerrada entre 15 e 26 de abril e entre 2 de maio e 7 de julho. Entre 2 de maio e 7 de julho também estará cortada a circulação entre o Campo Grande e a Cidade Universitária. Antes disso, no fim de semana de 29 e 30 de abril, não haverá comboios a circular entre o Campo Grande e o Rato. Serão disponibilizados autocarros da Carris e de outras empresas como meio alternativo de transporte.
Com a linha circular, o Metro de Lisboa vai fazer comboios diretos entre o Rato e o Cais do Sodré, com novas estações em Santos e na Estrela, e assim criar uma nova linha verde interligada. Os trabalhos deverão terminar entre o final de 2023 e início de 2024, e a nova linha está prevista abrir ao público no último trimestre de 2024. Quando foi inicialmente apresentado, em 2017, o plano previa concluir os trabalhos até ao final de 2021. A linha circular tem gerado polémica porque o novo modelo de exploração implica transbordos para os residentes na zona norte de Lisboa: por exemplo, se quiser deslocar-se de Odivelas para o Marquês de Pombal, terá de mudar de linha na estação do Campo Grande. A construção da linha circular vai custar 331.429.066 euros, mais 121,2 milhões de euros do que inicialmente previsto.
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