Autarquias vão receber 250 mil euros por dia para gerir apoios sociais
Cerca de um terço são para pagar o acompanhamento das mais de 94 mil famílias vulneráveis, que neste momento, beneficiam do rendimento social de inserção. Porto, Gaia e Sintra têm a maior dotação.
As autarquias portuguesas vão receber 91,6 milhões de euros, o que corresponde a uma média de 250,9 mil euros por dia, na sequência da passagem de competências da Ação Social do Estado para o poder local, avança o Jornal de Notícias (acesso condicionado).
Cerca de um terço (32,8%) destina-se a pagar o acompanhamento das mais de 94 mil famílias vulneráveis, que neste momento, beneficiam do rendimento social de inserção (RSI). O Porto será o município a receber a maior fatia (terá direito a mais de 2,55 milhões por ano), seguido por Gaia (2,48 milhões), Sintra (2,02 milhões), Almada (1,97 milhões) e Setúbal (1,83 milhões).
De acordo com o mesmo jornal, do montante total 35,2% vão para as duas áreas metropolitanas, com o Grande Porto, que terá direito a receber cerca de 15 milhões e a Grande Lisboa que vai arrecadar 17 milhões por ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autarquias vão receber 250 mil euros por dia para gerir apoios sociais
{{ noCommentsLabel }}