BRANDS' ECO Diploma vs. competências: novos requisitos para contratação

  • BRANDS' ECO
  • 15 Fevereiro 2023

O grau académico ainda tem importância nos requisitos para contratação? As novas tendências demonstram que não será bem assim.

As dificuldades em contratar tornaram-se cada vez mais comuns, sentindo-se num número de setores progressivamente superior. Para contornarem este obstáculo, algumas empresas mostram-se mais flexíveis quanto aos requisitos para contratação. Não se trata apenas de uma abertura para soluções de trabalho à distância. Além disso, está também a ser equacionada a disponibilidade para receber pessoas com menos competências académicas.

É mesmo necessária uma licenciatura?

Empresas como a Google, a Delta Air Lines ou a IBM, por exemplo, já reduziram os seus requisitos para contratação em algumas posições, incluindo a exigência de licenciatura. Contudo, a cedência neste critério de seleção tem como contraponto a preferência por determinadas competências e experiência. Como relata um artigo do Wall Street Journal, as contratações começaram a aumentar, em alguns empregos públicos, nos EUA, a partir do momento em que as entidades implementaram novos critérios.

O mesmo artigo cita a vice-presidente executiva da cadeia Walmart Inc., o maior empregador privado dos EUA, declarando que o objetivo da empresa consiste em remover “o foco do modo como alguém adquiriu as suas competências, passando do privilégio do grau de formação para a valorização das competências em si”.

Esta tendência nos requisitos para contratação também começa, sem dúvida, a ganhar terreno na Europa. Aliás, Portugal é exemplo disso. O Ministério da Educação enfrentou a necessidade de alterar as regras que definem os requisitos para dar aulas, na sequência da falta crónica de professores. Assim, em setembro de 2022, publicou-se um diploma que prevê a possibilidade de as escolas, em caso de necessidade, poderem recorrer aos licenciados com créditos na área na qual pretendem dar aulas, dispensando a formação em ensino.

Rui Rocheta, Regional Head Iberia, Latam e Turquia da Gi Group Holding

Ademais, o mesmo ocorreu na contratação de polícias. Em maio de 2022, o Governo anunciou novos requisitos, para “criar uma maior motivação e atratividade das forças e dos serviços de segurança”. Neste caso, optou-se por aumentar a idade máxima para 30 anos e descer a mínima para 18. Além disso, passou a aceitar-se candidaturas de quem ainda frequenta o 12.º ano de escolaridade.

Que competências são mais valorizadas nos requisitos para contratação?

Neste contexto, as competências conquistam, sem dúvida, cada vez mais relevância nos requisitos para contratação. Num estudo sobre o tema, investigadores afirmam que “possuir um grau académico funciona cada vez menos como fator diferenciador no acesso ao emprego”, sendo que “vários estudos apontam para a evidência de que os empregadores estão crescentemente interessados noutro tipo de competências pessoais e sociais. As antigas credenciais, por si, pouco contam diante da personalidade e das soft skills dos graduados”.

Nesse artigo, elencam-se as competências mais procuradas pelos empregadores, a saber:

  • responsabilidade;
  • disponibilidade para aprender, para a mudança e a adaptação aos contextos de trabalho;
  • compreensão dos métodos e das regras do trabalho;
  • capacidade de trabalhar em equipa;
  • sentido de compromisso;
  • bom senso.

As transformações tornaram-se visíveis, resta agora perceber se estamos perante mudanças estruturais nos requisitos para contratação ou apenas respostas temporárias, para resolver problemas conjunturais. Independentemente do caso, a experiência demonstrará, certamente, se possuir um diploma faz assim tanta diferença, na garantia de um bom desempenho profissional.

Rui Rocheta, Regional Head Iberia, Latam e Turquia da Gi Group Holding

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diploma vs. competências: novos requisitos para contratação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião