Politécnico da Guarda lidera projeto europeu para modernizar rádios locais

  • ECO e Lusa
  • 5 Maio 2023

Politécnico da Guarda lidera projeto europeu para modernizar rádios dos territórios de baixa densidade populacional "através da promoção de competências digitais e do combate à desinformação".

“Com o potencial crescimento do digital, os média dos territórios de baixa densidade populacional enfrentam inúmeros desafios que têm um impacto significativo na forma como os consumidores se relacionam e consomem os conteúdos radiofónicos”, começa por afirmar o presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Joaquim Brigas.

Daí a necessidade do projeto europeu que o IPG lidera e que visa precisamente modernizar as rádios dos territórios de baixa densidade populacional “através da promoção de competências digitais e do combate à desinformação”.

A iniciativa surge no âmbito do projeto NEWAVES, liderado pelo IPG, com um orçamento de mais de 900 mil euros, e resulta de uma parceria entre instituições de ensino superior e média –rádios em particular — de Portugal, Croácia, Macedónia e Eslováquia. “O NEWAVES é uma colaboração transnacional de conteúdos radiofónicos que permite a este setor aceder a uma plataforma digital de conteúdos”, explicou Handerson Engrácio, docente no IPG e gestor de projeto.

O objetivo do NEWAVES é “introduzir inovação, ajudar a aumentar as audiências de rádios na Europa, assim como tornar o setor mais competitivo“.

Com o potencial crescimento do digital, os média dos territórios de baixa densidade populacional enfrentam inúmeros desafios que têm um impacto significativo na forma como os consumidores se relacionam e consomem os conteúdos radiofónicos.

Joaquim Brigas

Presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG)

“Pretendemos encorajar a cooperação sistémica entre profissionais das rádios locais para melhorar a viabilidade e a competitividade do jornalismo produzido profissionalmente”, afirmou, por sua vez, Fátima Gonçalves, docente no IPG, numa nota de imprensa divulgada esta sexta-feira.

Segundo a responsável, “a plataforma digital, a desenvolver em rede, permitirá o intercâmbio de boas práticas e irá, certamente, permitir a disseminação de conteúdos radiofónicos locais e regionais de forma a tornar o jornalismo mais cooperativo, sustentável e resiliente”.

Segundo o IPG, o projeto prevê, ainda, um programa de mobilidade para profissionais, formação e capacitação de estudantes e especialistas. Assim como desenvolvimento de uma metodologia de análise e avaliação da qualidade dos conteúdos, além da criação de uma rede que permite o intercâmbio de boas práticas, melhorando a colaboração entre os parceiros e aumentando a competitividade no setor.

“É uma experiência que permitirá a comunicadores, jornalistas, alunos e instituições de ensino superior partilhar conhecimento, fazer formação e incrementar a competitividade no setor dos média, principalmente em zonas europeias de baixa densidade populacional e de recursos limitados”, resumiu.

“O foco nas rádios locais é fundamental para este projeto que procura, simultaneamente, ter um impacto positivo ao nível da sustentabilidade económica, ambiental, cultural e social”, vincou Handerson Engrácio.

O NEWAVES, que terá a duração de dois anos, é financiado pela segunda edição do programa Europa Criativa, que disponibiliza 7,5 milhões de euros para projetos transversais de parcerias jornalísticas que abordem as mudanças estruturais e tecnológicas enfrentadas pelos órgãos de comunicação social. O IPG é uma das primeiras instituições de ensino superior portuguesas a liderar uma iniciativa do programa Europa Criativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Politécnico da Guarda lidera projeto europeu para modernizar rádios locais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião