Ministro da Economia diz que Portugal vai conseguir executar PRR

No espaço de uma semana, apenas foram pagos dois milhões de euros aos beneficiários finais. Portugal ainda não entregou reprogramação do PRR, mas Costa Silva diz que execução não está em risco.

O ministro da Economia e do Mar assumiu esta sexta-feira que Portugal “vai conseguir executar” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), desvalorizando o facto de o Governo ter falhado o prazo para entregar a reprogramação do PRR a Bruxelas, tal como o ECO avançou. O Executivo definiu como prazo de entrega da Reprogramação o final de abril, respeitando o prazo recomendado pela Comissão Europeia, para garantir uma execução atempada do reforço de verbas.

“A reprogramação [do PRR] é um processo de negociação com a Comissão Europeia. Não tem interferência direta na execução do PRR. O PRR são 16,3 mil milhões de euros, já estão alocados cerca de 12,8 mil milhões em termos de aprovações, portanto, os projetos que estão alocados, e a execução, os pagamentos aos beneficiários, intermédios e finais, já atingiram os 1.800 milhões. Vamos na casa dos 11, 12%”, disse António Costa Silva aos jornalistas, em Guimarães, à margem da 1.ª edição dos Encontros da Economia.

De acordo com o último relatório da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, com dados referentes a 3 de maio, apenas foram pagos dois milhões de euros aos beneficiários finais no espaço de uma semana, o que contrasta com os dez milhões da semana anterior ou os 67 milhões pagos na anterior.

“Penso que vamos conseguir executar o PRR. O país tem uma boa tradição de execução dos fundos europeus. Evidentemente que aqui a preocupação é com os fundos europeus — o máximo que executamos até hoje é da ordem dos 2.500, 3.000 milhões de euros por ano –, vamos ter mais do dobro”, lembrou o ministro da Economia, à margem do evento organizado pelo Banco Português de Fomento, sob o mote principal “Indústria 4.0 e os desafios da internacionalização”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro da Economia diz que Portugal vai conseguir executar PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião