Têxtil de Moreira de Cónegos fatura 18 milhões com roupa de cama
A Mi Casa Es Tu Casa, com três sócios ligados à indústria têxtil, exporta 98% da produção e emprega 45 pessoas em Moreira de Cónegos, prevendo chegar em cinco anos a vendas de 25 milhões de euros.
Fundada em 2013 por Joaquim Ferreira de Almeida (fundador e CEO da JF Almeida), Paulo Pacheco (diretor comercial da JF Almeida) e pelo empresário francês Frédéric Guiet — os três sócios estão ligados à indústria têxtil e detêm cada um 33,3% do capital, a Mi Casa Es Tu Casa faturou 18 milhões de euros em 2022. A empresa de Moreira de Cónegos (Guimarães), que comercializa roupa de cama, emprega 45 pessoas e exporta 98% da produção, quer chegar a vendas de 25 milhões num prazo de cinco anos.
“Na altura, Joaquim Ferreira de Almeida decidiu criar uma empresa para contemplar a gama de produtos da JF Almeida, com foco na roupa de cama. A Mi Casa Es Tu Casa apresenta-se como uma sister company da JF Almeida e, por si só, ganha alguma posição no mercado. No entanto, são empresas independentes e a JF Almeida não entra no capital”, esclarece ao ECO/Local Online a responsável financeira, Juliana Almeida.
A porta-voz adianta que a meta para os próximos cinco anos passa por atingir um volume de faturação de 25 milhões de euros, com esse aumento da faturação a “obrigar a um crescimento em termos de estrutura e equipa”. “Estamos a falar de contratar mais dez pessoas e possivelmente vai obrigar ao arrendamento ou aquisição de um novo pavilhão. Vamos crescendo devagarinho e percebendo as necessidades”, completa.
Joaquim Ferreira de Almeida decidiu criar uma empresa para contemplar a gama de produtos da JF Almeida, com foco na roupa de cama. A Mi Casa Es Tu Casa apresenta-se como uma sister company da JF Almeida e, por si só, ganha alguma posição no mercado.
A empresa minhota exporta praticamente a totalidade da produção para nove países, sendo os principais mercados França (representa 50% do volume de faturação), Espanha e Alemanha. La Redoute, Linvosges, Printemps e Emma são alguns dos principais clientes desta têxtil que ganhou o estatuto de PME Líder em 2022 e no ano anterior o galardão de PME Excelência.
O percurso da Mi Casa Es Tu Casa começou num pequeno escritório nas instalações da JF Almeida. A têxtil começou a crescer e alugaram um pavilhão com escritórios para a área comercial e armazém. Em 2019 precisou de comprar um pavilhão perto do estádio de futebol do Moreirense, num investimento aproximado de um milhão de euros, e dois anos depois, para fazer face à procura, adquiriu outro pavilhão, somando cerca de um milhão de euros ao investimento. A têxtil conta atualmente com uma área total de seis mil metros quadrados.
A empresa está agora apostada em tornar-se mais sustentável e tem vindo a concretizar nos últimos anos algumas apostas nessa área, projetando já outros investimentos. Por exemplo, colocou painéis fotovoltaicos nas instalações, que permitem 35% dos consumos a partir de energia verde. Por outro lado, dentro de três anos quer renovar a frota para veículos 100% elétricos.
Juliana Almeida, filha do fundador da têxtil JF Almedida, é licenciada em Economia pela Universidade Católica, no Porto. Está há sete anos na indústria têxtil, tendo exercido sempre funções ao nível da administração, tanto na JF Almeida como na Mi Casa Es Tu Casa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Têxtil de Moreira de Cónegos fatura 18 milhões com roupa de cama
{{ noCommentsLabel }}