YouTube deixa de eliminar alegações falsas sobre eleições norte-americanas de 2020
Os conteúdos, tal como os restantes, terão no entanto de obedecer às políticas do YouTube que visam combater o discurso de ódio, assédio e o incitamento à violência.
A política de eliminação de conteúdos do YouTube – que removia conteúdos com falsas alegações quanto à integridade das eleições que ditaram o afastamento de Donald Trump e que colocaram Joe Biden ao leme do país – foi “reavaliada” pela plataforma da Google. Na senda de um novo ciclo eleitoral, e depois de dezenas de milhares de vídeos removidos, “nós reconhecemos que era altura de reavaliar os efeitos que esta política teve no cenário atual”, refere o YouTube em comunicado.
“No atual ambiente, descobrimos que embora a remoção deste conteúdo permita a redução de alguma desinformação, também pode ter o efeito não intencional de restringir o discurso político, sem reduzir significativamente o risco de violência ou outros danos no mundo real“, revela a plataforma.
Tendo este ponto em mente, e com as campanhas para as eleições presidenciais norte-americanas de 2024 em vista, o YouTube decidiu deixar de remover “conteúdo que avance falsas alegações que disseminem fraudes, erros ou falhas ocorridas nas eleições presidenciais norte-americanas de 2020 ou em outras eleições anteriores“. A medida já entrou em vigor.
“A possibilidade de debater ideias políticas abertamente, incluindo até aquelas que são controversas ou baseadas em suposições desaprovadas, é central para uma sociedade funcionalmente democráticas – especialmente nas vésperas de um período de eleições”, refere ainda a plataforma.
Estes conteúdos, no entanto, tal como os restantes, terão de obedecer às políticas do YouTube que visam combater o discurso de ódio, assédio e o incitamento à violência, assegura o YouTube, que diz que vai manter-se “vigilante”.
A plataforma adianta ainda que dispõe de uma equipa focada no assunto, responsável por monitorizar os desenvolvimentos em tempo real e de ir fazendo ajustes à estratégia adotada, conforme seja necessário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.