Água Monchique investe 7 milhões e aposta na dermocosmética
Água Monchique prevê investir cerca de sete milhões para aumentar a capacidade de produção em 40%. Empresa quer reforçar a aposta na dermocosmética e vai lançar um novo produto em outubro.
A Água Monchique entrou no ano de 2023 com uma nova área de negócio — a dermocosmética — e quer continuar a dar cartas neste segmento. O primeiro produto a ser lançado foi o spray termal que é, segundo o CEO Vítor Hugo Gonçalves, “o primeiro spray de água termal alcalina do mundo”. A empresa prevê lançar, em outubro deste ano, mais uma novidade para reforçar a aposta na inovação. “O spray foi um primeiro produto no ramo da dermocosmética e estamos a preparar o lançamento de pelo menos mais um produto“, revela ao ECO/Local Online.
A empresa produz anualmente 130 milhões de litros de água alcalina, fatura 20 milhões de euros e emprega 80 pessoas. O mercado nacional absorve cerca de 85% da produção de água mineral natural proveniente das profundezas da Serra de Monchique, no Algarve.
Este ano vamos ter dois lançamentos de novos produtos, um na área da dermocosmética e outro dentro do ramo das bebidas. Será mais uma mudança de paradigma que pretendemos implementar no mercado.
“Cuide de si por dentro e por fora” foi a premissa que inspirou o lançamento do novo produto que assinalou a chegada da Água Monchique ao mercado da dermocosmética. “Estamos a trabalhar numa panóplia de produtos que não passam só pela água. Este ano vamos ter dois lançamentos de novos produtos, um na área da dermocosmética e outro dentro do ramo das bebidas. Será mais uma mudança de paradigma que pretendemos implementar no mercado”, adianta Vítor Hugo Gonçalves sem, contudo, revelar muitos detalhes.
Água Monchique vai investir sete milhões para aumentar a capacidade produtiva em 40%
Em 2020, a Água Monchique investiu 8,5 milhões de euros para duplicar a capacidade de engarrafamento da produção. Através da instalação de novas linhas de engarrafamento na unidade produtiva a capacidade de engarrafamento passou de 70 milhões de litros por ano para 140 milhões. O líder da empresa algarvia está convicto que “muito rapidamente vão esgotar a capacidade de produção” e que serão “obrigados a reinvestir”.
A empresa algarvia prevê investir aproximadamente sete milhões de euros para aumentar a capacidade de produção para 210 milhões de litros ao ano que é obtida a 900 metros de profundidade nas Caldas de Monchique. O CEO da Sociedade da Água de Monchique, licenciado em gestão de empresas pela Universidade do Minho, adianta que será um investimento entre seis ou sete milhões de euros no próximo ano “que servirá para alavancar em 40% a capacidade produtiva, o que corresponde aproximadamente a mais 70 milhões de litros”. As instalações fabris localizam-se nas Caldas de Monchique, Algarve, numa área protegida superior a 50 hectares.
Água de Monchique de olhos postos na internacionalização
“Privilegiámos o mercado nacional, mas os nossos olhos estão postos no internacional”, destaca Vítor Hugo Gonçalves. A Água de Monchique exporta entre dez a 15 milhões de litros, sendo Espanha, China e EUA os três principais mercados. O gestor adianta que estão quase a fechar negociações com países africanos, como Gabão e Zambia. O Canadá e o México também estão na mira da empresa portuguesa.
A água chega de barco aos destinos mais longínquos como a China e o Dubai. “É o meio de transporte privilegiado e mais barato para fazer a operação do transporte da água”, acrescenta.
Para reforçar a aposta na internacionalização, a Água de Monchique é presença assídua em feiras internacionais como a Gulfood — um dos maiores certames do Médio Oriente e um dos mais importantes a nível mundial para a fileira alimentar e bebidas –, na Anuga, na Alemanha, e na Sial, em Paris.
Muito mais que água
Em 2021, a Água Monchique apostou na moda através de uma coleção cápsula de sportswear criada pelo estilista portuense Gio Rodrigues. As peças estão à venda na loja online da empresa.
Alinhada com a ambição de alcançar a neutralidade carbónica até 2030, a Água Monchique acaba de lançar uma garrafa sem rótulos intitulada de “Monchique Natura”. Para o CEO, “é provavelmente a garrafa mais ecológica do mundo“. É totalmente produzida a partir de PET reciclado e 100% reciclável. Para Vítor Hugo Gonçalves “o futuro das águas” é “um mundo sem rótulos”.
A Sociedade da Água de Monchique, SA explora a concessão pública da água mineral de Monchique desde 16 de dezembro de 1992. O gestor orgulha-se da “capacidade de inovação” e prova disso são os títulos que tem vindo a arrecadar. A Água de Monchique integrou pela primeira vez o ranking das mil maiores e melhores PME´s a operar em Portugal, e renovou a certificação como PME Líder.
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