Portugal volta à corrida para receber “gigafábrica” da Tesla

  • ECO
  • 30 Junho 2023

Projeto de 5.000 milhões de euros pode gerar entre 12 e 15 mil empregos. Na imprensa espanhola, Portugal surge como localização favorita, depois de Valência ter sido descartada numa fase já avançada.

Portugal pode estar novamente na corrida para receber um “enorme núcleo produtivo” da Tesla, depois de Valência ter sido descartada como possível localização da “gigafábrica”, um investimento estimado em 5.000 milhões de euros e que pode gerar entre 12 mil e 15 mil empregos. Espanha terá quebrado o pacto de confidencialidade que a marca norte-americana de carros elétricos exige, avança a imprensa espanhola.

Segundo o El Debate, Portugal está bem posicionado para ser a alternativa tendo em conta as vantagens estratégicas de que dispõe, como a localização às portas do Mediterrâneo, a disponibilidade de rotas marítimas muito próximas e fontes de energia baratas e renováveis. Outro dos fatores de peso tem a ver com a aposta do Governo português nos carros elétricos, que faz com que a eletrificação e a rede de carregadores nacional seja o dobro da de Espanha.

A decisão final deve acontecer no final deste ano e o jornal espanhol assegura que Portugal parece ser o local mais provável para a instalação da “gigafábrica” da Tesla. Itália não será opção devido à lentidão na sua eletrificação e, quanto a França, os elevados custos de produção e proximidade à Alemanha, onde a Tesla já dispõe de uma fábrica, fazem com que não seja opção, refere a notícia.

Contactado pelo Expresso, o Ministério da Economia não confirmou nem desmentiu a hipótese deste investimento, afirmando apenas que “o Governo português está a trabalhar em vários projetos decisivos para o desenvolvimento do país”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal volta à corrida para receber “gigafábrica” da Tesla

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião