Metrobus de Gaia arranca a 1 de setembro com viagens grátis

  • Lusa
  • 11 Julho 2023

"As viagens [do metrobus na Estrada Nacional 222, em Gaia] serão gratuitas de 1 de setembro a 31 de dezembro. Posteriormente, o serviço será integrado na bilhética Andante", avança autarquia.

A primeira fase da operação de metrobus na Estrada Nacional 222, em Vila Nova Gaia, arranca a 1 de setembro e terá viagens gratuitas até ao final do ano, revelou esta terça-feira a autarquia liderada pelo socialista Vítor Eduardo Vítor Rodrigues.

“Trata-se de um sistema de transporte público que chega, pela primeira vez, a Vila Nova de Gaia, baseado no uso de autocarros elétricos e/ou hidrogénio com faixa de rodagem exclusiva, para evitar os congestionamentos do trânsito, com estações próprias, veículos novos e sistemas inteligentes de tráfego, num percurso integrado e flexível”, explica a autarquia, em resposta à agência Lusa.

Segundo a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, as obras da componente estrutural da primeira fase do metrobus, que ligam a estação de metro D. João II e a zona de Baiza (rua Condessa Paço Vitorino), já terminaram e a abertura oficial do corredor na Avenida Vasco da Gama/EN222 será assinalada na sexta-feira.

A partir de setembro, o corredor dedicado a autocarros será usado pela Feirense/Bus On Tour, operadora vencedora do lote Sul Poente (Vila Nova de Gaia e Espinho) do concurso público de transporte rodoviário de passageiros da Área Metropolitana do Porto (AMP).

“A título experimental, as viagens serão gratuitas de 1 de setembro a 31 de dezembro. Posteriormente, o serviço será integrado na bilhética Andante”, refere a autarquia.

Após a abertura oficial do corredor, irá decorrer a assinatura do protocolo de acompanhamento da segunda fase do projeto que fará a ligação entre os Arcos do Sardão e a rotunda de Avintes.

Em agosto de 2019, a Câmara de Vila Nova de Gaia anunciou que ia lançar um concurso internacional para a construção da primeira fase do corredor metrobus.

O investimento anunciado era de cerca de 3,8 milhões de euros e, segundo foi divulgado na altura, o projeto enquadrava-se na requalificação e reordenação total da Avenida Vasco da Gama, “um eixo viário municipal estruturante que liga diversas freguesias e se afigura como uma das vias mais importantes no panorama viário concelhio”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metrobus de Gaia arranca a 1 de setembro com viagens grátis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião