Governo atribui mais 40 milhões para financiar redução dos preços dos transportes
Governo aprova nova transferência, de 40 milhões de euros, para o fundo ambiental financiar o programa de apoio à redução tarifária. AML e AM do Porto recebem 10 e 8,7 milhões, respetivamente.
O Governo aprovou a transferência de quase 40 milhões de euros para o Fundo Ambiental, para financiar o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), de acordo com um despacho publicado esta segunda-feira no Diário da República.
O Executivo constata que “os efeitos e severidade da crise pandémica no sistema de mobilidade persistiram durante o quarto trimestre de 2022”. Tendo por base um apuramento feito pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, justifica-se o financiamento adicional de 39.158.250 euros, refere o diploma.
Os fundos transferidos serão alvo de supervisão e fiscalização da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e, dos quase 40 milhões de euros, quase dez milhões terão como destino a Área Metropolitana de Lisboa, enquanto 8,7 milhões irão para a Área Metropolitana do Porto.
As áreas metropolitanas serão as maiores beneficiárias, seguidas pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e pela Comunidade Intermunicipal do Ave, com 4,4 milhões de euros cada, de acordo com a lista completa.
A transferência das verbas será feita do Fundo Ambiental para as autoridades de transportes mediante apresentação de uma declaração em como os operadores “cumpriram os deveres de informação junto da AMT e referindo os montantes já pagos e devidos a cada um dos operadores da sua área de intervenção, esclarece o ministério das Finanças.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo atribui mais 40 milhões para financiar redução dos preços dos transportes
{{ noCommentsLabel }}