Terminal ferroviário da Medway tem “luz verde” para avançar em Famalicão

Vai nascer em Famalicão o maior terminal ferroviário de mercadorias da Península Ibérica. O complexo terá quatro linhas férreas de 750 metros e ligação direta ao terminal do Lousado.

A Medway vai construir um novo terminal ferroviário de mercadorias em Famalicão, mais concretamente na freguesia de Lousado, com mais de 220 mil metros quadrados. Será o maior terminal na Península Ibérica, com ligação ferroviária direta ao terminal de Lousado, através da linha do Minho. Um investimento de 63 milhões de euros.

“Este é um projeto de declarado interesse público municipal, regional e nacional, e a sua execução significará uma alavanca para o desenvolvimento industrial e empresarial da região mais exportadora e produtora de Portugal. O investimento na ferrovia, nomeadamente na dimensão de mercadorias, é um imperativo nacional que, apesar de pecar por tardio, se mantém como necessário e até indispensável”, diz Mário Passos, presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, em declarações ao ECO/Local Online.

Além de contar com a ligação à Linha do Minho, o complexo contará com quatro linhas férreas de 750 metros e capacidade para 10 mil TEU (cada TEU equivale a cerca de 6,1 metros, o comprimento de um contentor-padrão de mercadorias).

O presidente da autarquia realça ainda que “numa altura em que a eficiência e a sustentabilidade estão na ordem do dia, a questão do transporte de mercadorias tem uma relevância acrescida, sendo o comboio uma das soluções mais eficientes e amigas do planeta”.

O processo de aquisição dos terrenos demorou cerca de cinco anos e “houve a necessidade de negociar com mais de 20 proprietários diferentes”. “Este é um projeto que nos deu muito orgulho e prazer em estar envolvidos, dada a enorme escala e importância para o nosso país. É a concretização de um trabalho árduo e muito desafiante, onde conseguimos reunir bastantes propriedades que irão dar origem a um projeto que contribuirá para a transformação positiva do mercado de transportes e logística de mercadorias”, afirma Sérgio Nunes, associate e diretor do departamento de Industrial e Logística da Cushman & Wakefield Portugal, consultora imobiliária que liderou o processo.

A Medway, que se assume como o maior operador ferroviário privado de transportes de mercadorias na Península Ibérica, detém uma frota de locomotivas e vagões – 69 locomotivas (35 elétricas e 34 a diesel) e 2917 vagões – assim como vários terminais logísticos e uma área de manutenção e reparação de equipamento ferroviário. É detida na totalidade pela MSC Rail, uma subsidiária da gigante internacional suíça Mediterranean Shipping Company.

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