BRANDS' ECO 10ª sessão do Ciclo de Conversas debate soluções de base natural

  • BRANDS' ECO
  • 26 Julho 2023

A última sessão do Ciclo de Conversas, lançado pelo Município do Porto, aconteceu na passada quinta-feira, dia 20 de julho, e abordou o tema "Soluções de base natural".

O Porto Innovation Hub recebeu, na passada quinta-feira, dia 20 de julho, o décimo momento do Ciclo de Conversas, promovido pela Câmara Municipal do Porto, no âmbito do Pacto do Porto para o Clima.

Esta foi a última de um ciclo de dez sessões, que teve como tema do debate “Soluções de base natural”. A discussão centrou-se, por isso, nas adaptações que o Porto e as suas cidades congéneres europeias terão de adotar a curto prazo na sua população, no parque habitacional, nas infraestruturas, e na atividade comercial.

Durante esta última sessão foi, ainda, destacada a necessidade de a sociedade aprender mais sobre a Natureza, de modo a conseguir aplicar os seus sistemas e processos a conceitos e infraestruturas humanas para resolver as disfunções ambientais e tornar a vivência nas cidades mais sustentável.

Desta reflexão resultam várias soluções baseadas na natureza, que deram tema ao último debate. Estas soluções foram apresentadas pelos vários especialistas presentes na sessão, que ressalvaram a crescente expansão e adoção de soluções naturais um pouco por toda a Europa, com o objetivo de promover a sustentabilidade, salvaguardar ecossistemas e promover uma maior adaptação dos territórios às alterações climáticas.

No Porto, os “Parques-esponja”, como a Asprela ou, brevemente, o da Alameda de Cartes, são alguns exemplos de soluções naturais que também foram apresentados nesta última sessão. Estes parques foram dimensionados para que, em períodos de chuvas muito intensas, possam transformar-se em grandes bacias de retenção, com capacidade de acolher elevados caudais, evitando inundações e salvaguardando a infraestrutura de águas pluviais.

A estratégia de expansão da rede de hortas municipais e a expansão de floresta nativa através da “Rede de BioSpots” nos nós da VCI, o “Porto BioLab” na Antiga Quinta de Salgueiros ou a oferta de árvores aos cidadãos e organizações através da iniciativa “Se tem um Jardim, temos uma árvore para si” foram outras intervenções destacadas, já que todas têm o denominador comum de procurar promover múltiplos benefícios ambientais, entre os quais a mitigação do efeito de ilha de calor urbano, a eficiência energética, a melhoria da qualidade do ar ou promoção do ciclo urbano da água.

O debate, moderado por Pedro Pombeiro, Diretor do Departamento de Planeamento e Gestão Ambiental da Câmara Municipal do Porto, contou com a participação de Nuno Oliveira, CEO & Managing Partner da NBI – Natural Business Intelligence; Cristina Calheiros, Vice-Presidente da Associação Nacional de Coberturas Verdes; e José Lameiras, Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Pode assistir a toda a conferência no vídeo abaixo:

Pode, ainda, ouvir em conferência em podcast:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

10ª sessão do Ciclo de Conversas debate soluções de base natural

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião