Barbie: Warner Bros desculpa-se por piadas com bomba atómica
Prevê-se que o filme Barbie seja lançado no Japão no dia 11 de agosto, cinco dias depois da data em que se assinala o 78º ano do lançamento da bomba atómica em Hiroshima.
A produtora Warner Bros veio pedir desculpa publicamente depois de a conta oficial do filme Barbie ter respondido a algumas publicações na internet que continham imagens de bombas atómicas, o que não agradou aos internautas japoneses.
As imagens partilhadas enquadravam-se na campanha “Barbenheimer“: junção do nome dos filmes “Barbie” e “Oppenheimer”, que estrearam na mesma semana. A população japonesa não gostou e a hashtag #NoBarbenheimer tem estado em voga.
Algumas imagens mostravam a atriz Margot Robbie (Barbie) com um penteado de um “cogumelo” atómico – imagem característica e representativa da explosão de uma bomba atómica. A conta oficial do filme da Barbie terá respondido – comentário entretanto apagado – “este Ken é um estilista”, refere a BBC.
Tweet from @alex_icon
Outro dos “memes” partilhados mostrava o ator Cillian Murphy (que interpreta Robert Oppenheimer, conhecido como o criador da bomba atómica), a avançar sobre uma cidade em chamas com Margot Robbie ao ombro. A esta imagem, a conta oficial do filme da Barbie respondeu “este vai ser um verão para ser lembrado”.
Tendo em conta as críticas que se levantaram no Japão e a ampla partilha no Twitter da hashtag #NoBarbenheimer, foi a própria conta da Barbie da Warner Bros no Japão que publicou na segunda-feira um comunicado a dizer que era “extremamente lamentável que a conta oficial da sede americana do filme ‘Barbie’ tenha reagido aos posts nas redes sociais dos fãs de ‘Barbenheimer‘”.
Tweet from @BarbieMovie_jp
Já esta terça-feira, à BBC, a sede dos EUA também terá dito que a “Warner Bros lamenta o seu recente e insensível envolvimento nas redes sociais” e que “o estúdio oferece um sincero pedido de desculpas“.
Prevê-se que o filme Barbie seja lançado no Japão no dia 11 de agosto, cinco dias depois da data em que se assinala o 78º ano em que bomba atómica foi lançada sobre Hiroshima. Já para o lançamento do filme Oppenheimer ainda não existe data prevista.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.