Ponte da Barca junta 40 universitários na escola de verão da Comissão Europeia
Durante os quatro dias do evento, 40 jovens universitários de todo o país vão ter a oportunidade de ouvir mais de 80 oradores nacionais e internacionais.
Ponte da Barca vai receber, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, a sexta edição do SummerCEmp, a escola de verão sobre assuntos europeus organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. Entre académicos, investigadores e empreendedores, o evento vai contar com mais de 80 oradores nacionais e internacionais, e reunir 40 jovens universitários de todo o país.
Esta edição do Summer CEmp vai centrar-se na reflexão e discussão do impacto concreto que a União Europeia pode e deve ter na vida dos cidadãos, e na importância da defesa e promoção dos valores europeus, nomeadamente a democracia e a participação dos jovens, tendo como pano de fundo as eleições europeias de 2024.
A Comissão Europeia explica, em comunicado, que “esta iniciativa da representação da Comissão Europeia, em Portugal, nasceu da necessidade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar os jovens em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu e o papel da Comissão Europeia nesse contexto”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, é um “prazer” receber um evento desta natureza que “ajuda a fortalecer a identidade europeia dos jovens que participam, ao mesmo tempo que promove a diversidade cultural e a inclusão social. É uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas entre os jovens”.
A escola de verão vai contar com personalidades nacionais e internacionais, entre as quais Elisa Ferreira, comissária europeia para a coesão e reformas, Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, Mariana Vieira da Silva, ministra da presidência, e os secretários de estado Tiago Antunes e Bernardo Ivo Cruz, respetivamente responsáveis pelos assuntos europeus e pela internacionalização.
Entre o leque de oradores desta edição do Summer CEmp, destaque ainda para as presenças de Pia Ahrenkilde Hansen, diretora geral de comunicação da Comissão Europeia, de Manish Chauhan, embaixador da Índia em Portugal, e de Manuela Teixeira Pinto, representante permanente adjunta de Portugal junto da União Europeia. O evento vai contar ainda com a presença da ministra para a Europa e clima da Alemanha, Anna Lührmann, e a secretária de estado francesa dos assuntos europeus, Laurence Boone.
O Summer CEmp tem decorrido em diferentes localidades de Portugal, colocando no centro do debate a história, as oportunidades e os desafios concretos das respetivas comunidades no contexto das prioridades europeias. No ano em que se celebra o Ano Europeu das Competências, o Summer CEmp vai para o coração do Minho, em Ponte da Barca, depois de já ter passado por Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019), Alcoutim (2021) e Ribeira Grande (2022).
O Summer CEmp conta com a colaboração da Câmara Municipal de Ponte da Barca e com o apoio do centro Europe Direct Minho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ponte da Barca junta 40 universitários na escola de verão da Comissão Europeia
{{ noCommentsLabel }}