Tribunal de Contas aprova concessão de transportes públicos da região de Leiria
A aprovação do Tribunal de Contas "irá permitir que o arranque do próximo ano letivo, ao nível dos transportes escolares, decorra sem perturbações de maior", diz a CIM da Região de Leiria.
O Tribunal de Contas já deu luz verde ao contrato relativo à nova concessão do serviço de transportes públicos – que vai servir dez municípios – à nova empresa nacional RDL Rodoviária do LIS II (do grupo Barraqueiro SGPS/Rodoviária do Tejo S.A.), avança a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL). A concessão decorre por um período de quatro anos e representa uma operação superior a 25 milhões de euros.
“A circunstância de ter sido possível ainda durante o mês de agosto obter a aprovação do Tribunal de Contas, relativa à nova concessão do serviço de transportes públicos, irá permitir que o arranque do próximo ano letivo, ao nível dos transportes escolares, decorra sem perturbações de maior“, refere a CIM da Região de Leiria, em comunicado.
A CIMRL explica que este novo “contrato de concessão da exploração do serviço público de transporte de passageiros, em modo rodoviário, na Região de Leiria foi subscrito com a empresa, no passado dia 26 de abril de 2023, representando no imediato um investimento direto dos municípios de 1,2 milhões euros para modernização do serviço e melhorar a eficiência ambiental do transporte público”.
O objetivo dos 10 municípios que integram a CIM da Região de Leiria é “assegurar um sistema de transportes públicos adequado às necessidades de transporte das populações”, incluindo o serviço de transporte público regular de passageiros de âmbito municipal, intermunicipal e inter-regional.
A comunidade intermunicipal prevê abranger “alguns serviços de transporte escolar especializado, novos serviços de proximidade e a prestação de serviços de transporte ocasional de passageiros em autocarro”.
A região de Leiria abrange os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós, num território com 287 mil habitantes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tribunal de Contas aprova concessão de transportes públicos da região de Leiria
{{ noCommentsLabel }}