Continente implementou solução de IA para esclarecer clientes sobre manuais escolares
Esta solução conseguiu esclarecer 96% das questões colocadas, sendo que apenas as 4% restantes necessitaram da intervenção da equipa de serviço ao cliente da MC, refere a marca.
As empresas da Sonae, MC (unidade de retalho alimentar) e Automaise (tecnológica) criaram e implementaram o assistente virtual StudyAI, que permitiu automatizar o serviço ao cliente do Continente na compra de manuais escolares.
Fazendo uso de tecnologia GPT (generative pretrained transformer), esta “solução inovadora de Inteligência Artificial no serviço ao cliente do Continente” tinha como objetivo “responder de forma ágil e rápida às dúvidas de pais e encarregados de educação sobre a aquisição de manuais escolares colocadas“, refere-se em nota de imprensa.
O StudyAI consiste assim num assistente virtual com capacidades conversacionais treinado para esclarecer as dúvidas relacionadas com os livros escolares, desde aquelas relacionadas com vouchers, às devoluções dos livros usados ou quais os livros definidos por cada escola.
Esta solução conseguiu esclarecer 96% das questões colocadas “com celeridade e eficácia”, sendo que apenas as 4% restantes necessitaram da intervenção da equipa de serviço ao cliente da MC, refere-se na mesma nota.
“O StudyAI juntou as competências da MC e da Automise para testar e confirmar o potencial desta tecnologia no serviço ao cliente, uma área em que entendemos que há espaço para melhorar a experiência e satisfação dos clientes bem como produtividade dos nossos colaboradores, com uma utilização transparente e responsável da tecnologia“, diz Teresa Oliveira, diretora de digital na Sonae, citada em comunicado.
Para otimizar um processo onde as dúvidas relacionadas com a aquisição de livros escolares eram tratadas principalmente por email ou em loja, “investimos numa solução disponível 24/7 capaz de dar uma resposta imediata e fidedigna aos milhares de interações habituais neste processo”, refere Ricardo Fernandes, area leader de customer da MC.
Já Ernesto Pedrosa, CEO da Automaise, diz que “a tecnologia é crucial para a modernização e digitalização dos negócios, sendo a inteligência artificial umas das soluções para as empresas conseguirem criar modelos de negócios líderes”.
“Esta visão tem permitido à Automaise desenvolver projetos com empresas dos mais variados setores, que pretendem contar com um serviço de apoio ao cliente diferenciado, nomeadamente através da disponibilização de chatbots e soluções automatizadas à medida que contribuem para uma melhoria da experiência dos clientes e ganhos efetivos de produtividade”, acrescenta.
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