Famalicão premeia desempenho de excelência da Continental, Leica ou Riopele
Famalicão reconhece mérito e excelência empresarial de nove empresas do concelho. Entre elas estão a Continental, Leica, Riopele ou Grupo Primor.
A Cimenteira do Louro, a Continental, a Ecoibéria, o Grupo ACA, o Grupo Primor, o Grupo TMG, a Leica Portugal, a Riopele e a Vishay Electrónica Portugal viram “o desempenho de excelência” empresarial ser reconhecido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. São vencedoras do “Prémio Sustentabilidade & Inovação | Created IN” por se destacarem nas áreas da sustentabilidade económica, social, ambiental e inovação.
Os galardões foram entregues durante a Gala Created IN, que aconteceu a 19 deste mês, em Vila Nova Famalicão. Uma cerimónia que serviu ainda de mote para a distinção de mais 277 outras empresas pelo desempenho empresarial.
Esta iniciativa surge na sequência da estratégia de implementação das políticas públicas municipais de apoio às empresas assim como da transição do Made IN Famalicão ao Created IN Famalicão, que procura elevar o patamar de desenvolvimento do concelho, com mais inovação e mais sustentabilidade”, explica a autarquia liderada pelo social-democrata Mário Passos.
“Evidenciamos um Famalicão fazedor, procurando mobilizar a estrutura económica e industrial do concelho para os novos desafios e para a transição de “produção de valor” para a “criação de valor”, referiu o autarca Mário Passos.
Evidenciamos um Famalicão fazedor, procurando mobilizar a estrutura económica e industrial do concelho para os novos desafios e para a transição de “produção de valor” para a “criação de valor.
Para Albertina Reis, diretora de investigação e desenvolvimento da Riopele, um dos grandes premiados da noite, este galardão é “um incentivo e valorização do trabalho que a Riopele tem feito, tanto pelo investimento na inovação, como com a agenda da sustentabilidade nas suas diferentes vertentes”. A empresa tem dado provas da inovação, como acontece, por exemplo, com os materiais têxteis com cortiça incorporada e os materiais produzidos a partir de resíduos têxteis, tendo por base o conceito da sua marca de tecidos Tenowa.
Já no caso da Continental, a inovação e sustentabilidade incide, por exemplo, na aposta em pneus de gama alta. De realçar que a empresa fornece a norte-americana Tesla desde o primeiro modelo.
A gala serviu igualmente de mote para a comemoração do título de Região Europeia Empreendedora 2024, atribuído em julho deste ano pelo Comité das Regiões Europeu. “É o melhor testemunho da vitalidade económica do nosso território e o reconhecimento europeu do mérito das nossas políticas públicas, nomeadamente de estímulo ao empreendedorismo, inovação e emprego. Mais do que isso, um reconhecimento a todos os famalicenses que diariamente personificam este prémio”, sublinhou o autarca social-democrata.
Mário Passos comprometeu-se assim a continuar a desenvolver políticas de promoção do empreendedorismo e inovação, desenvolvendo iniciativas que projetem e valorizem Vila Nova de Famalicão. O autarca pretende “atrair novas empresas tecnológicas e criativas, das energias renováveis e até de inteligência artificial, entre outras, que permitam acrescentar valor e contribuir para a crescente competitividade do concelho”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Famalicão premeia desempenho de excelência da Continental, Leica ou Riopele
{{ noCommentsLabel }}