Modarte “despacha” novas malas para Porto, Lisboa e Algarve em 2024

Meio século depois da fundação, a Modarte fatura 20 milhões de euros, emprega 200 pessoas e soma 40 lojas. No próximo ano, a empresa de Braga vai abrir mais cinco espaços e contratar 30 pessoas.

Em 1973, Manuel Duarte fundou a Modarte num pequeno espaço de 200 metros quadrados em Braga, com o apoio de 12 colaboradores. Inicialmente focada no fabrico de malas de viagem em tecido, a Modarte rapidamente se tornou numa referência em Portugal neste setor. Hoje emprega 200 pessoas, fatura 20 milhões de euros, soma uma rede com 40 lojas e vendeu no ano passado mais de 170 mil artigos. No próximo ano, a empresa de Braga vai abrir cinco novas lojas no Porto, Lisboa e Algarve, e contratar 30 pessoas.

Com apenas 12 anos, o fundador deu os primeiros passos na arte de maleiro. Aos 15 já exercia funções de encarregado geral numa fábrica de malas e tinha 38 pessoas à sua responsabilidade. Aos 18 anos foi para a guerra do Ultramar e regressou a Braga passados três anos com o sonho de abrir uma empresa própria. Pouco tempo depois, Manuel Duarte juntou o sonho à paixão pelo mundo das viagens e fundou a Modarte.

Dez anos após surgir, a Modarte começou a representar em Portugal a Samsonite, que procurava entrar no mercado nacional. Uma parceria que dura até hoje. Além da Samsonite, a empresa bracarense trabalha com outras insígnias como a American Tourister (segunda marca de malas de viagem mais vendida em todo o mundo), a TUMI (marca premium, sendo a terceira a nível mundial), Lipault Paris, Disney by Samsonite e Hartmann.

Miguel Duarte conta que o pai “sempre foi inovador e muito à frente para a época”. Um desses exemplos foi uma “forte campanha” publicitária nos anos 1980 na televisão portuguesa que chegou a casa de todos os portugueses. No entanto, apesar de estar a ganhar terreno, a entrada dos produtos asiáticos em Portugal, na década de 1990, foi um grande obstáculo para a empresa bracarense, que não conseguir competir com os baixos preços.

Manuel Duarte toma então a decisão de terminar a produção própria e em 2001 passa a dedicar-se em exclusivo à comercialização dos produtos do grupo Samsonite. Esta parceria representou “uma nova viragem” para a empresa familiar, conta ao ECO/Local Online o gestor formado em Engenharia de Produção na Universidade do Minho.

Modarte soma mais cinco lojas no próximo ano

Em 2009, a Modarte decide abrir as primeiras lojas de retalho da Samsonite em Portugal, sendo que a estreia aconteceu no Centro Comercial Vasco da Gama. Soma atualmente 40 lojas e no próximo ano prevê abrir mais cinco lojas no Porto (Tumi e Samsonite), Lisboa (duas lojas Samsonite) e Algarve (Tumi). Estas aberturas representam um investimento de 700 mil euros e vão criar 30 postos de trabalho.

“Estas novas aberturas são fundamentalmente em áreas de turismo. Estamos focados em localizações muito expostas ao turismo, que é o que está mais quente neste momento“, diz Miguel Duarte, que assume a pasta de diretor-geral da empresa.

Estamos focados em localizações muito expostas ao turismo, que é o que está mais quente neste momento.

Miguel Duarte

Diretor-geral da Modarte

Em 2015, Manuel Duarte passou a gestão e a propriedade da empresa aos filhos. Mário, de 51 anos, ocupa o cargo de diretor de retalho; Miguel, de 49, é o diretor-geral; e Adriana, de 39, está na parte do marketing e gere a marca Tumi. A Modarte foi o primeiro trabalho do trio. Miguel Duarte conta que “nasceram dentro da empresa e no meio das malas” e estã “empenhados” em dar continuidade ao legado da família.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Modarte “despacha” novas malas para Porto, Lisboa e Algarve em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião