Peniche vai ter um “hub azul” de 5,4 milhões para incubar empresas da economia do mar
O “Smart Ocean – Open Labs” disponibiliza um espaço para acolhimento de empresas da economia azul e startups com projetos nos domínios da aquacultura, da biotecnologia e da inovação alimentar.
O contrato de empreitada de construção do “Edifício Smart Ocean – Open Labs” vai ser assinado esta sexta-feira na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria, em Peniche. O edifício, que ficará localizado no Porto de Pesca de Peniche, representa um investimento de 5,4 milhões de euros e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O “Smart Ocean – Open Labs” disponibilizará espaço para acolher empresas da economia azul e startups com projetos nos domínios da aquacultura, da biotecnologia e da inovação alimentar. “Esta infraestrutura será um polo de atração empresarial, de capacitação de empresas e de cooperação entre a economia, a inovação e o conhecimento científico, no sentido de catalisar uma economia regional baseada na exploração sustentável dos recursos marinhos”, resume o Ministério da Economia e do Mar.
Com uma área de implantação de 1.495 metros quadrados, correspondendo a uma área bruta de construção de 3.097 metros quadros, disponibilizará um espaço de 1.230 metros quadrados para acolhimento de empresas e startups. Os módulos startup alojarão projetos de aquacultura, de biotecnologia e de inovação alimentar, funcionando em espaços modulares que possibilitarão uma fácil e eficiente adaptação dos espaços às necessidades dos parceiros.
Além do acolhimento a empresas e incubação de startups da área da Economia Azul, o polo de Peniche do Hub Azul tem ainda como objetivo “alavancar o tecido económico da tradicional economia do mar, tornando-o mais resiliente e sustentável”.
Este edifício “proporcionará as condições adequadas ao surgimento de um ecossistema de inovação, através da promoção de uma modernização sustentável dos, entre outros, setores da pesca, da transformação, da aquacultura e da digitalização”, refere, numa nota de agenda, o Ministério da Agricultura e da Alimentação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Peniche vai ter um “hub azul” de 5,4 milhões para incubar empresas da economia do mar
{{ noCommentsLabel }}