Três em cada dez jovens nascidos em Portugal decidiram emigrar
Mais de 850 mil nascidos em Portugal com idades entre os 15 e os 39 anos optou por viver e trabalhar fora do país. Coordenador do Observatório da Emigração nota que este número é "muito alto".
Cerca de 30% dos nascidos em Portugal com idades entre os 15 e os 39 anos decidiram emigrar. Segundo números do Observatório da Emigração noticiados pelo Expresso, esta percentagem corresponde a mais de 850 mil pessoas.
Rui Pena Pires, coordenador científico do Observatório da Emigração, nota que este número é “muito alto” e com um “efeito muito complicado na fecundidade”. Os nascimentos de filhos de mãe portuguesa no estrangeiro “já equivalem a cerca de 20% do total de nascimentos em Portugal”, revelou.
Portugal é o país com a taxa de emigração mais alta da Europa e uma das maiores do mundo. O pico da emigração deu-se entre 2010 e 2019. No total, há cerca de 2,3 milhões de portugueses a viver lá fora, dos quais 70% têm entre 15 e 39 anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Três em cada dez jovens nascidos em Portugal decidiram emigrar
{{ noCommentsLabel }}