Madeira tem 700 mil euros para fornecer energia verde a navios atracados

Projeto vai investigar a possibilidade de utilizar energia de fontes renováveis para os navios atracados, como também coproduzir energia nos portos para o autoconsumo das infraestruturas portuárias.

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) anunciou que vai investir 700 mil euros num projeto para o fornecimento de energia verde a navios atracados no arquipélago. O Porto do Funchal prepara-se para receber brevemente o primeiro navio com 0% emissões.

“A energia a ser fornecida deve ser, preferencialmente, proveniente de fontes renováveis ou verdes, de modo a garantir reduções efetivas das emissões através da utilização das Onshore Power Supply (OPS). Aliás, o projeto não só vai investigar a possibilidade de utilizar energia de fontes renováveis para os navios atracados, como também de coproduzir energia nos portos para o autoconsumo das infraestruturas portuárias“, explica a APRAM em comunicado.

O projeto Green Ports Madeira pretende “avaliar a viabilidade e o impacto do desenvolvimento de infraestruturas de Onshore Power Supply e de descarbonização nos portos, possibilitando, por exemplo, que os navios atracados desliguem os seus motores ligando-se à rede elétrica, sem interrupção do funcionamento das máquinas e dos serviços de bordo”, lê-se no comunicado.

Os trabalhos para a descarbonização dos portos da Madeira já arrancaram, com a empresa de engenharia portuguesa Future-Proman a assegurar a realização dos estudos de viabilidade na sequência do concurso público realizado pela APRAM. “É com expectativa que aguardamos os resultados de um conjunto de estudos específicos, que nos permitirão desenvolver planos e iniciativas para a descarbonização dos portos da Madeira, através de novas soluções ambientais”, afirma a presidente da APRAM, Paula Cabaço, citada na mesma nota.

A presidente da APRAM realça ainda que, “apesar das emissões no cais representarem apenas uma pequena fração das emissões totais do transporte marítimo, são motivo de preocupação pela proximidade com as populações e devem ser avaliadas possíveis medidas para reduzir o seu impacto, sobretudo quando os portos de cruzeiros estão situados no centro das cidades como é o caso do Funchal. Acreditamos que este projeto vai possibilitar a redução significativa nas emissões locais.”

O Green Ports Madeira é desenvolvido em parceria com a Empresa de Eletricidade da Madeira, cofinanciado em 50% pela União Europeia.

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