Portugal entre os nove países com inflação abaixo da média do euro

Preços na Zona Euro voltaram a acelerar no final do ano passado, mas em linha com o esperado. A taxa anual de inflação subiu para 2,9% em dezembro. Portugal está entre os nove países abaixo da média.

Os preços na Zona Euro voltaram a acelerar no final do ano passado, mas em linha com o que era amplamente esperado pelos analistas. A taxa anual de inflação subiu para 2,9% em dezembro, uma aceleração face aos 2,4% registados no mês anterior. Portugal fechou o ano passado com uma taxa de inflação de 1,9% e foi um dos nove países que ficaram abaixo da média do euro.

Os dados revelados esta quarta-feira pelo Eurostat vêm confirmar a estimativa rápida que tinha divulgado há duas semanas.

Já era esperado que os preços dos bens e serviços que consumimos no dia-a-dia acelerassem devido ao efeito base e ao fim de alguns apoios dos governos para atenuar o impacto da inflação. A inflação na Zona Euro já vinha a cair desde maio, no entanto o último mês do ano do ano passado quebrou esta trajetória.

E isto numa altura em que se mantêm as atenções sobre o que poderá fazer o Banco Central Europeu (BCE) ao longo do ano: sempre vai começar a cortar as taxas de juro? A próxima reunião está marcada para o dia 25. A presidente Christine Lagarde disse esta quarta-feira que é provável que os juros baixem este verão.

A inflação subjacente, aquela que é tida em conta pelo BCE por excluir os preços mais voláteis da energia, alimentação e álcool e tabaco, recuou para 3,4% face aos 3,6% registados em novembro.

De acordo com o Eurostat, o setor dos serviços foi o principal responsável para a inflação em dezembro (1,74 pontos base), seguido da alimentação, álcool e tabaco (1,21 pontos percentuais) e os bens industriais não energéticos (0,66%).

Portugal e mais oito abaixo da média

Com uma taxa de inflação anual de 1,9%, Portugal situou-se abaixo da média do euro, ao lado de Dinamarca (0,4%), Bélgica (0,5%) Itália (0,5%), Letónia (0,9%), Países Baixos (1,0%), Finlândia (1,3%), Lituânia (1,6%) e Chipre (1,9%). Já a Chéquia registou a taxa mais elevada com 7,6%.

O Eurostat frisa que, em relação a novembro, a taxa de inflação anual baixou em 15 Estados membros da União Europeia, estabilizou num país e subiu noutros 11. Na UE, a inflação fixou-se nos 3,4%, mais 0,3 pontos percentuais em comparação com o mês anterior.

(Notícia atualizada às 10h44)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre os nove países com inflação abaixo da média do euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião