Região de Coimbra integra projeto transfronteiriço para prevenir fogos rurais
Projeto vai identificar zonas estratégias de gestão para intervenção, capacitar técnicos e operacionais, além de permitir a troca de experiências entre os parceiros espanhóis e portugueses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra passou a integrar o projeto FIREPOCTEP+ com vista a reforçar os sistemas de prevenção e extinção de fogos florestais na região transfronteiriça entre Portugal e Espanha. “O projeto visa melhorar a resiliência da paisagem aos grandes incêndios rurais“, afirma esta comunidade que participou esta segunda-feira, na reunião de arranque do programa, em Bruxelas.
No caso do território da CIM Região de Coimbra, descreve a CIM, serão ainda identificadas zonas estratégias de gestão para intervenção, “numa ótica de diminuição da carga de combustível com recurso a fogo controlado”. Este programa vai ainda capacitar técnicos e operacionais, além de permitir a troca de experiências e sinergias entre os parceiros portugueses e espanhóis.
Financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, este programa tem um orçamento total de 3,3 milhões de euros. Segundo a CIM da Região de Coimbra, o programa tem uma duração de três anos e um total de 15 beneficiários entre Portugal e Espanha, além de dois parceiros não financiados.
Liderado pela Universidade de Vigo, este projeto “constitui uma referência de cooperação transfronteiriça empenhada na preservação do ambiente e no crescimento socioeconómico das regiões envolvidas”, assinala ainda a CIM da Região de Coimbra.
Entre os objetivos “ambiciosos” deste projeto constam o desenvolvimento de metodologias e ferramentas inovadoras, a promoção de soluções partilhadas mediante estratégias participativas que envolvem a população rural e o setor produtivo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Região de Coimbra integra projeto transfronteiriço para prevenir fogos rurais
{{ noCommentsLabel }}