Norte tem mais devedores nos empréstimos à habitação do que o resto do país
A região Norte tem o maior número de devedores nos empréstimos à habitação e ao consumo, mas é a Península de Setúbal que concentra o mais elevado nível de crédito vencido.
É no Norte do país que se concentra o maior número de particulares devedores nos empréstimos à habitação (665 mil pessoas), ao consumo e para outros fins (1,1 milhões pessoas), de acordo com dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Banco de Portugal referentes a janeiro de 2024.
É igualmente no Norte que há mais empresas devedoras (77 mil), representando 34% do total do país nesta situação. Também é no Norte que se regista o maior montante dos créditos para habitação e consumo e outros fins a particulares.
Segundo os novos dados estatísticos regionais da entidade liderada por Mário Centeno, a região Norte contabiliza 665 mil devedores de empréstimos à habitação, a que se segue a Grande Lisboa com 424 mil e a região Centro com 296 mil devedores. As regiões autónomas da Madeira (43 mil) e dos Açores (50 mil) são as que têm menos pessoas nesta situação.
Para realizar esta análise o Banco de Portugal debruçou-se sobre nove territórios de Portugal: Norte, Grande Lisboa, Centro, Península de Setúbal, Oeste e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Região Autónoma dos Açores, e Região Autónoma da Madeira.
Em termos de volume, os dados do Banco de Portugal mostram ainda que, só em janeiro, a região Norte destacou-se das restantes, ao absorver cerca de 29 mil milhões de euros de crédito à habitação, seguido da região da Grande Lisboa com 27 mil milhões de euros.
No canto oposto estão os arquipélagos dos Açores e da Madeira, ao não contratualizarem mais que 2 mil milhões de euros cada.
Destaque ainda para os números referentes ao crédito vencido, com os dados do Banco de Portugal a mostrarem que o Alentejo, a Península de Setúbal e o Algarve são as regiões com maiores níveis de crédito vencido, com cerca de 2% dos particulares com empréstimos para a compra de casa a constarem já no campo do incumprimento.
Já no indicador dos empréstimos ao consumo vencidos, são as regiões da Península de Setúbal e a Grande Lisboa que mais sobressaem, com cerca de 9,1% e 8,9% dos particulares, respetivamente, a encontrarem-se em janeiro em estado de incumprimento com os seus créditos ao consumo.
Em oposição surgem os arquipélagos da Madeira e dos Açores, ao apresentarem níveis de incumprimento dos particulares no crédito ao consumo perto dos 6%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Norte tem mais devedores nos empréstimos à habitação do que o resto do país
{{ noCommentsLabel }}