Câmara de Águeda lança concurso para ligar Parque Empresarial do Casarão ao IC2
Esta obra deverá custar dez milhões de euros e estar concluída até junho de 2026, com um período de obra programado de 22 meses.
A Câmara Municipal de Águeda vai lançar o concurso público internacional para a construção da ligação do Parque Empresarial do Casarão (PEC) ao IC2, com um preço base de cerca de dez milhões de euros. Esta obra, que deverá estar concluída até junho de 2026, vai “permitir ao município resolver um problema no cruzamento com a EN1, conhecido como o ‘cruzamento da cerâmica do Alto’”, afirma o autarca Jorge Almeida, eleito pela coligação Juntos por Águeda, composta pelo PSD e MPT.
“Esta é uma obra estruturante, de grande envergadura, a maior lançada pelo município, pelo investimento e pela transformação que vai trazer a toda a zona”, assinala o presidente da Câmara de Águeda. “Esta ligação vai potenciar ainda mais o Parque Empresarial do Casarão e terá um impacto significativo, tanto para a competitividade do PEC como para o desenvolvimento do concelho, com benefícios para as nossas empresas e os nossos cidadãos”, sustenta Jorge Almeida.
Esta obra vai possibilitar um melhor fluxo de mercadorias das empresas à rede de vias nodais (IC2, Porto de Aveiro, Rede Ferroviária Nacional, A1 e A25). A empreitada contempla, assim, a reabilitação da Estrada Municipal 605-1 e do troço que liga à EN333, assim como a construção de um viaduto sobre a EN1 e a adequação do Eixo Rodoviário de acesso ao PEC.
Esta ligação vai potenciar ainda mais o Parque Empresarial do Casarão (PEC) e terá um impacto significativo tanto para a competitividade do PEC como para o desenvolvimento do concelho, com benefícios para as nossas empresas e os nossos cidadãos.
Esta empreitada vai “permitir ao município resolver um problema no cruzamento com a EN1, conhecido como o ‘cruzamento da cerâmica do Alto’”, adianta o autarca. Este cruzamento, que é um ponto de grande fluxo de tráfego, passará a ser desnivelado, com a construção de um viaduto e uma rotunda superior, escoando melhor o tráfego, especialmente na EN1 que passará a ter circulação prioritária. Passará ainda a haver uma circulação “secundária” e de nível superior.
A construção desta ligação viária entre o PEC e o IC2 contribui, assim, destaca o autarca, para “o dinamismo socioeconómico e crescimento do concelho”, melhorando a conectividade e facilitando o transporte de pessoas, mercadorias e serviços.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara de Águeda lança concurso para ligar Parque Empresarial do Casarão ao IC2
{{ noCommentsLabel }}